A população, algumas vezes, desconhece a importância que a vigilância sanitária tem na saúde. Porém, seu papel é fundamental quando se trata de saúde preventiva e o bem estar da população. Ciente disso, após mais de 10 anos sem fiscalização da vigilância sanitária noturna, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde retomou essa política pública.
A equipe visita bares, restaurantes, foodtrucks e trailers. Segundo o gestor da Vigilância em Saúde, Tércio de Sales Morais, “as visitas técnicas promovem fiscalização, atuação e orientação com o objetivo de avaliar a qualidade e conservação dos alimentos, se estão ou não compatíveis aos requisitos do Sistema Público de Saúde.”
Vigilância em Saúde
Para debater as ações da vigilância no município, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, promove no próximo sábado (22), a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O tema da conferência será “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro”.
Existem outros campos na saúde relacionados a vigilância em saúde. Além da sanitária, existe a vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador, ambiental, imunização e zoonoses. Todas as vigilâncias estão relacionadas às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e ações adotadas para prevenção de doenças.
O evento, que será realizado na Una-Contagem, é aberto para a participação de usuários, trabalhadores, gestores, representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública.
As inscrições deverão ser feita no link: goo.gl/5cxs4z
1º Conferência Municipal de Vigilância em Saúde
Local: Una – Contagem
22 de junho (sábado) – 08h às 17h
Endereço: Av. João César de Oliveira, 5757