Contagem será contemplada com 1.200 unidades habitacionais da faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida (para famílias com renda de até R$ 1.800). Os imóveis serão construídos nos bairros Santa Helena (496), Nossa Senhora da Conceição (384) e Caiapós (320), beneficiando cerca de 5 mil pessoas. O anúncio foi feito na última segunda-feira, dia 6, em Brasília, pelo Ministério das Cidades.
Os imóveis estão entre as 54 mil novas unidades habitacionais do programa federal anunciados pelo Ministério das Cidades em todo o país. Após a liberação dos documentos e licenças, prevista para o final de dezembro, o prazo para conclusão das obras é de 18 meses (meados de 2019).
Os apartamentos serão construídos em áreas de Contagem contempladas com infraestrutura pública (educação, saúde, transporte, água encanada e rede de esgoto). As pessoas que desejarem adquirir um desses imóveis terão que fazer o cadastro, que começará em meados de dezembro, pela internet, por meio de link que será disponibilizado pela Prefeitura de Contagem.
É importante lembrar que mesmo aqueles que já se cadastraram em 2009 e 2016 terão que refazer o cadastro. Segundo o secretário-adjunto Municipal de Habitação, Reinaldo Oliveira Batista, será apenas mais um passo da prefeitura para zerar o déficit habitacional da cidade. “Desde abril estamos trabalhando, assiduamente, indo várias vezes a Brasília, ao Ministério das Cidades, para conseguir a liberação dessas 1.200 unidades e outras, para dar mais conforto e dignidade às famílias contagenses”, disse.
Chaves na mão
A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Habitação, vai entregar as chaves de 160 novas unidades. Em fase de conclusão, 48 moradias no Residencial Cândida Ferreira e 32 no Residencial Maria da Conceição serão entregues em dezembro. No primeiro semestre de 2018 mais 80 apartamentos serão entregues na Vila Itália.