Financiamento Estudantil mantido pelo Ministério da Educação (MEC) tem novidades este ano, entre elas a de deixar à disposição do candidato o local onde deseja estudar. Como a Una está presente em 11 municípios de Minas Gerais e Goiás a mudança é um facilitador para o estudante que quer permanecer na cidade de origem
Quem tem interesse em ingressar no ensino superior ainda neste, tem a oportunidade de se inscrever para o FIES 2018. Nas unidades da Una em Minas Gerais e Goiás, serão distribuídas 3.591 vagas para o Financiamento Estudantil mantido pelo Governo Federal. O programa, que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas, está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro. Os interessados devem acessar o link http://fiesselecao.mec.gov.br, clicar em ‘Primeiro Acesso’ e, a partir disso, seguir as demais instruções.
A plataforma de inscrição traz novidades para este ano. Os estudantes têm à disposição as vagas ofertadas pelas instituições e podem escolher em qual desejam ingressar, diferente da última edição, quando a vaga era vinculada para uma universidade específica apenas. Para isso, o candidato faz uso de filtros de seleção para escolher sua opção, entre eles onde pode apontar o conceito do curso que deseja fazer, item que representa a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação de instituições de ensino superior credenciadas. Mas se o estudante preferir, pode também selecionar a opção ‘Autorizado’ durante o preenchimento, para ter acesso a todos os cursos disponíveis na região.
Vale ressaltar que o Centro Universitário Una tem diversos cursos oferecidos com conceitos 4 e 5, notas máximas estipuladas pelo no MEC, o que reforça o foco em qualidade acadêmica da instituição. Os cursos de Farmácia, Gastronomia, Logística, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Relações Publicas foram os que se destacaram com nota 5 (máxima avaliação do MEC).
As unidades da Una que contam com o FIES estão localizadas em Belo Horizonte, Betim, Bom Despacho, Contagem, Divinópolis, Nova Serrana, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberlândia e Catalão.
Outro diferencial do Programa neste ano são as três novas modalidades: A modalidade 1 é para estudantes em que a renda média da família, por pessoa, seja de até três salários mínimos. Neste caso, o contrato será com bancos públicos. O FIES não terá taxa de juros, só correção monetária.
Já a modalidade 2 é para estudantes em que a renda média da família, por pessoa, seja de até cinco salários mínimos. Neste caso, haverá taxa de juros. Os contratos serão geridos pelos bancos regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os empréstimos serão oferecidos só para os estudantes dessas três regiões.
E a modalidade 3 também é para alunos com renda de até cinco salários mínimos por pessoa, só que os contratos serão geridos por bancos privados, e os financiamentos poderão ser oferecidos para estudantes de todo o País. Na Una, esta opção poderá ser obtida sem taxa de juros, por meio de parceria com o Crédito Universitário PRAVALER e, também, com o Banco Bradesco.
Mais informações sobre o Centro Universitário Una podem ser obtidas pelo site www.una.br ou pelos telefones: BH | Betim | Contagem | Sete Lagoas – (31) 4005-9163 (custo de ligação local)