Contagem será a primeira cidade a receber o II Encontro Internacional de Felicidade e Bem Estar, promovido pelo Instituto Movimento pela Felicidade, em parceria com a Frente Mineira de Prefeitos e a Prefeitura de Contagem nos próximos dias 11 a 13 de abril, no Museu do Trabalhador da Industria de Contagem. Dentre os convidados do evento, palestrantes nacionais e internacionais do Chile e Argentina, com cases de sucesso que ilustrarão a temática do evento: Cidades Felizes.
Para a abertura do evento, Daniel Martinez Aldunate, médico psiquiatra, presidente do Instituto del Bienestar de Chile e Membro da Organização Mundial “Action for Happiness”, discutirá sobre uma nova liderança para a construção de cidades felizes.
Para falar sobre a felicidade e as cidades o primeiro diálogo do dia 12 de abril terá como moderador o jornalista, escritor e executivo de comunicação e sustentabilidade da Arcelor Mittal Brasil, Adriano Macedo. O dialogo contará ainda com a presença do também chileno Luis Mella, medico cirurgião e prefeito de Quillota, juntamente com o Costa-riquenho Edgar Mora e um representante do Programa ONU Habitat, cujo representante ainda será confirmado.
Na tarde do segundo dia de evento, Daniel Martinez retorna aos palcos para mediar a discussão sobre liderança e gestão pública juntamente com Susan Andrews, psicóloga e antropóloga, pela Universidade de Harvard e doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich, Carolina Bergoglio, médica psiquiatra, diplomada em felicidade organizacional pela Universidad Adolfo Ibañez em Santiago de Chile, Membro-fundadora do Instituto de Bienestar sede Argentina e membro do Movimento “Action for Happiness” e Gabriela Reis, co-fundadora do Instituto Movimento pela Felicidade, professora e empreendedora social, representante e consultora da Yunus Social Business .
Encerrando o evento no dia 13 de abril, Ricardo Santos que é graduado em história pela UFMG, mestre em Geografia também pela UFMG, MBA executivo Internacional pela Faculdade de Ohio e diretor de práticas do Instituto Movimento pela Felicidade, moderará o debate juntamente com representantes da Unesco, da Organização Médicos sem Fronteiras e do Movimento “Playing for Change”.
O evento terá ainda a apresentação e leitura do protocolo “A felicidade nas democracias do Século XXI”, uma síntese das discussões do evento.