Muitas pessoas não sabem, mas cuidar da saúde bucal é essencial para ter uma vida saudável, já que a boca é responsável por funções que afetam o funcionamento de todo o organismo, além de estar conectada a diversos órgãos do corpo humano.
Pensando nisso – e aproveitando a data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal – Isabella Mendes, dentista, dá algumas dicas sobre como manter a saúde bucal em dia. Segundo ela, além de visitar o dentista regularmente, existem outros diversos hábitos que podem ser incorporados à rotina de quem busca uma melhor higiene bucal.
Confira abaixo.
1- Invista na limpeza interdental – Limpar o espaço entre os dentes com produtos específicos é fundamental para quem busca uma rotina mais saudável, pois são lugares de difícil alcance para escovas regulares, o que facilita o surgimento de placas e de inflamação gengival. “As gengivas são importantes para suportar e nutrir os dentes, ou seja, qualquer doença na região compromete a arcada dentária, o maxilar e a mastigação, além de refletir no bom funcionamento do corpo humano”, explica Isabella.
2- Escove os dentes três vezes por dia – Realizar a escovação dental regular é a base para uma boa saúde bucal. “O ideal é escovar os dentes durante dois minutos, três vezes por dia, com uma escova macia e de cabeça arredondada, que seja capaz de remover a placa e não machucar os dentes e gengivas”, explica Isabella. Para esta dica, a profissional orienta ter sempre um kit de cuidados bucais à mão, pronto para ser usado a qualquer hora do dia.
3- Higienize a língua – A limpeza do órgão é igualmente importante em uma rotina de cuidados bucais. “A língua auxilia na mastigação dos alimentos e, por isso, concentra certa quantidade de detritos, além de bactérias que podem causar mau hálito”, comenta a dentista.
4- Tenha alimentação balanceada – Não é segredo para ninguém que doces e guloseimas em geral não fazem bem aos dentes, causando cáries, que são incômodas e, se permanentes, tornam-se difíceis de tratar. “Nossa recomendação profissional é que os pacientes se acostumem a substituir alimentos com muito açúcar por outros ricos em fibras, além de frutas, verduras e legumes. Assim, é possível garantir não só uma saúde bucal de qualidade, como também uma vida mais saudável e equilibrada”, finaliza a especialista.