Começou nesta segunda-feira (2) o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 20 anos, é a primeira vez que o Ministério da Educação (Mec) separa a data de solicitação de isenção da data de inscrição. A medida é uma forma de facilitar a triagem de inscritos.
Podem fazer o pedido de isenção os candidatos que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico); pessoas que estão cursando o último ano do ensino médio em escola pública; quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame; e quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Os interessados devem acessar a página do participante do Enem e inserir o CPF. O prazo de pedido de isenção termina no dia 11 de abril.
Tempo maior de prova
Em 2018, os candidatos terão mais 30 minutos para responder as questões de matemática e de ciências da natureza, que incluem química, física e biologia. No total, serão 5 horas de provas para essas disciplinas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a ampliação do tempo não significa que o nível de dificuldade do exame irá aumentar. A mudança parte de uma reivindicação dos candidatos.
As provas de linguagens e ciências humanas e a redação continuarão com a mesma duração, que são de cinco horas e meia.
Não perca os prazos
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11 de abril
Inscrições: 7 a 18 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio
Solicitação de atendimento pelo nome social: 28 de maio a 3 de junho
Aplicação: 4 de novembro e 11 de novembro