O novo sistema de estacionamento rotativo de Contagem contará com apoio de um veículo que circulará pela cidade. A previsão é que o automóvel entre em operação na segunda quinzena de maio. O objetivo desta nova ferramenta é estimular a alternância de utilização das vagas nas áreas mais movimentadas.
O veículo conta com tecnologia OCR, que faz reconhecimento óptico de caracteres. Essa tecnologia já é utilizada em vários municípios brasileiros.Por meio do registro de imagens, é possível identificar placas de automóveis estacionados e detectar carros roubados que estejam em áreas rotativas.
As imagens capturadas serão enviadas à Central de Monitoramento da Transcon, onde os dados serão analisados e validados pelos agentes de trânsito. Em caso de irregularidade na utilização do rotativo, o agente poderá autuar o motorista.
Substituição
A substituição dos parquímetros por um aplicativo eletrônico, que é operado pelo smartphone, foi iniciado em 1º de novembro de 2017. Quem não tiver smartphone com acesso à internet não será prejudicado, pois existem 59 pontos de vendas espalhados nas proximidades das áreas do rotativo. Há também a possibilidade de venda pela web pelo site comtempo.com.br, além de oito orientadores da empresa, que vendem o ticket eletrônico.
O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no aplicativo. Nos pontos de venda, o usuário também pode optar por pagamento em dinheiro ou cartões. Os monitores recebem apenas dinheiro.
Em Contagem, o estacionamento rotativo disponibiliza 1.740 vagas, sendo que 5% delas são destinadas a idosos e 5% a deficientes. Para os cadastrados com credencial na Transcon, a prefeitura garante a isenção no estacionamento, nas vagas destinadas e demarcadas a estes usuários.
O não pagamento do rotativo para os demais veículos implica em infração grave de trânsito, gerando multa no valor de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na carteira.
Para mais informações sobre a utilização, regulamento, pontos de venda e mapas, acesse o site da Comtempo e fique por dentro das novidades.