Trama Festival de Teatro de Contagem traz formato inédito de microteatro para o público de Contagem

Nos dias 08, 09 e 10 de junho a Praça da Jabuticaba, em Contagem, vai receber a estrutura do La Movida In Box, onde contêineres serão transformados em microsalas de teatro para receber micropeças de diversas partes do estado, com apresentações simultâneas e em sequência, num formato inédito no Brasil, com espetáculos de até 15 minutos de duração, em espaços reduzidos de até 15m², para um público de até 15 pessoas, com até 3 atores em cena.

Cada micropeça se apresenta 4 vezes na noite. O acesso ao espaço montado na Praça da Jabuticada para o La Movida In Box é gratuito, a partir de 17h. Para assistir às micropeças os ingressos custam R$ 6,00. As apresentações começam sempre às 19h e toda a bilheteria será destinada às micropeças peças em cartaz e o público pode escolher quantos trabalhos pretende assistir, além de contribuir para a produção cênica do Estado.

A programação conta com criações cênicas desenvolvidas com exclusividade pelos grupos Trama, de Contagem; In-Cena, de Teófilo Otoni; e pelo coletivo Artesania, de Uberlândia. Os artistas de Belo Horizonte Fabiano Persi, Janaína Morse e a dupla Raquel Pedras e Cristino Araújo, que apresentaram suas micropeças na primeira temporada do La Movida Microteatro Bar, no primeiro semestre de 2017, complementam a programação. As micropeças do interior do estado se apresentarão nos três dias do evento. Já as micropeças de Belo Horizonte irão se apresentar em cada uma das noites da programação, sendo “Souvenir”, com Janaína Morse, no dia 08/06; “Sala de Esquecer”, com Raquel Pedras e Cristiano Araújo, no dia 09/06; e “Sapato Bicolor”, com Fabiano Persi, no dia 10/06.

O La Movida In Box é um projeto viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Cemig, e foi desenvolvido pela publicitária e produtora Clarice Castanheira e pelo ator e produtor Marco Túlio Zerlotini, a partir da primeira temporada do La Movida Microteatro Bar, única experiência do formato em Belo Horizonte. Clarice Castanheira explica que “a ideia é deslocar o microteatro para o espaço público, oferecendo aos espectadores uma outra forma de consumir teatro, em uma estrutura revolucionária e de fácil acesso, destacando a produção cênica de diversas áreas de Minas Gerais.” A estrutura do La Movida In Box ainda oferece ao público um espaço de convivência, que também será montado na praça, com a presença de food trucks de Contagem, com o objetivo de valorizar essa prestação de serviço local.

Descentralização

Uma das premissas do La Movida é descentralizar suas atividades, renovando sempre suas ações. Portanto, com estrutura móvel e reutilizável, o projeto La Movida In Box aterrissa em Contagem, cidade estrategicamente escolhida para ampliar o acesso e a experiência do microteatro, neste novo formato proposto pelo projeto.

Além disso, o projeto fortalece a cena teatral do município, uma vez que um dos grupos convidados para compor a programação é de Contagem. O Grupo Trama – que comemora 20 anos de existência em 2018 – além de preparar uma micropeça com exclusividade para oLa Movida In Box, irá realizar o Trama Festival em paralelo à presença dos contêineres em praça pública. Os dois projetos irão acontecer em períodos semelhantes, em uma parceria que visa fortalecer as ações e valorizar a produção cênica na região.

Sobre o Microteatro

É um formato teatral criado em Madrid, na Espanha, em 2009, que consiste na apresentação de micropeças em espaços de até 15 metros quadrados, com duração igual ou inferior a 15 minutos, com no máximo 3 atores em cena, para um público de até 15 pessoas. Além disso, também é parte das características desse gênero o acontecimento de várias micropeças simultaneamente em sessões sucessivas. Desta maneira, o espectador escolhe quanto tempo passar no teatro, de acordo com o número de micropeças que quiser assistir. Ele escolhe também o valor que quer pagar, já que o ingresso para cada apresentação é vendido separadamente.

O La Movida Microteatro Bar surgiu em 2017 como uma iniciativa inédita no Brasil, fomentando a produção cênica e a preços populares. O projeto é uma iniciativa da publicitária e produtora cultural Clarice Castanheira, que conheceu a estrutura do microteatro na Espanha, em 2016, e percebeu que o modelo poderia ser aplicado à realidade brasileira, além de dialogar com a vocação cultural múltipla de Belo Horizonte. Nasceu assim o La Movida Microteatro Bar, criado por Clarice, que na época contou também com a colaboração do amigo e ator Guilherme Théo. Nesse espaço o projeto recebeu 40 produções em suas microsalas, com apresentações de até 4 sessões por noite, para cada micropeça.

Desde do encerramento de suas atividades em 2017, o La Movida Microteatro Bar se articula para o retornar a cena belorizontina, como um espaço permanente na cidade. “É importante reforçar que em breve teremos novidades sobre o retorno das atividades do La Movida Microteatro Bar. O projeto La Movida In Box é o braço itinerante do La Movida. Vamos celebrar as artes cênicas, numa grande festa em praça pública. Então, além de poder desfrutar das novidades do microteatro em Contagem, o público pode aguardar pelo retorno do La Movida Microteatro Bar”, afirma a idealizadora do projeto Clarice Castanheira.

O projeto La Movida In Box é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Cemig. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, da Loctrans e do Hotel Pousada Dona Lídia.Parceria com o Grupo Trama.

Realização: La Movida Microteatro

Direção Executiva: Clarice Castanheira – La Movida Microteatro

Coordenação de Comunicação: Marco Túlio Zerlotini

Coordenação de Produção: Ana Luísa Freire – Pop Produções Artísticas

Coordenação Técnica: Alexandre Abrahão (Chei)

Produção Executiva e Mestre de cerimônia: Luba (Luciene Souza de Oliveira)

Assistente de produção: Felipe Montesano

Assessoria de Imprensa: Rogério Dias

Redes Sociais: Augusto Nascimento

Designer gráfico: Estúdio Lampejo

Registro fotográfico: Dila Puccini e Andréia Carvalho

Foto: Andreia Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *