O “novo Atlético” recomeçou a caminhada no Campeonato Brasileiro com o pé esquerdo. Bastante alterado em relação ao time que encerrou a primeira parte da competição nacional, na pausa para a Copa do Mundo, e sem entrosamento, o alvinegro foi derrotado por 2 a 0 pelo Grêmio, e deixou evidente que precisará de tempo para ganhar identidade. Para se ter ideia, foram cinco estreantes na noite (Terans, Chará, Denílson, Zé Welison e Edinho).
Com apenas um chute ao gol no primeiro tempo, dado aos 30 minutos, o time comandado por Thiago Larghi mostrou muita fragilidade em Porto Alegre. Neste lance, inclusive, o estreante Edinho acabou se lesionando após a tentativa e foi substituído por Denílson, que também debutou com a camisa preta e branca.
Na segunda etapa, veio o castigo para os mineiros. Aos 6 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Bressan abriu o placar na Arena do Tricolor; seu primeiro tento em 2018. Aos 13, com falha da defesa, o atacante André encerrou jejum de nove jogos sem balançar as redes e, colocando em prática a ‘Lei do Ex’, ampliou o marcador. Cabe lembrar que ele ainda é a contratação mais cara da história do alvinegro: cerca de 20 milhões de reais.
Com 60% de posse de bola, a equipe de Renato Portaluppi ainda teve a oportunidade de aumentar a diferença. Aos 26, Luan desperdiçou cobrança de pênalti, batida na trave.
No minuto seguinte, Larghi sacou o discreto Yimmi Chará para promover outra cara nova: o uruguaio David Terans, ex-Defensor, foi o escolhido pelo treinador atleticano. Contudo, sem efeito para mudar o panorama da partida.
Com 19 gols sofridos no Brasileirão, o Galo tem a segunda pior defesa da competição, ao lado da Chapecoense. O Vitória, com 23, lidera o quesito negativo.
Próxima rodada
Dormindo na terceira colocação – o São Paulo assumiu a vice-liderança -, o Atlético encara o Palmeiras no próximo domingo (22). O duelo contra o alviverde será na Arena Palestra, na capital paulista e está marcado para às 16h. Com o terceiro cartão amarelo, Luan não encara a equipe comandada por Roger Machado.