Em janeiro de 2017, havia diversas reclamações de usuários da rede SUS/Contagem relativas ao prestador de análises clínicas de então, o Labclim. À ocasião, o município contava com 12 postos de coletas distribuídos entre os oito distritos sanitários da cidade, e também com postos de coleta nas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e um no Hospital Municipal de Contagem (HMC).
A substituição desse prestador era uma das prioridades da gestão naqueles primeiros meses de governo: entre os problemas encontrados na área da saúde, as reclamações relativas à prestação dos serviços de análises clínicas, que incluíam atrasos na entrega dos exames e resultados errôneos, eram uma das principais queixas da população.
Foi então que, em julho de 2017, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contratou um novo prestador de análises clínicas, o grupo Santa Casa. Progressivamente, foram sendo incorporados mais postos de coleta à rede, de forma que, no primeiro semestre de 2018, a rede passou a ser composta por 16 postos no âmbito da Atenção Básica, espalhados por todos os oito distritos sanitários.
Já no segundo semestre deste ano, desde o dia 31 de outubro, a atual gestão implantou mais um posto de coleta: trata-se do posto de coleta volante do distrito Vargem das Flores. Agora, a rede SUS/Contagem passa a ser composta por esses 17 pontos de coleta e mais um posto de coleta em cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um no Hospital Municipal de Contagem (HMC) e um no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, totalizando 24 postos de coleta na rede.
Na atual gestão, também passou a ser possível aos usuários acessar resultados de exames laboratoriais pela internet, através de link disponibilizado no Portal da Prefeitura (o link é este AQUI ). Essa possibilidade está vigente desde outubro de 2017. Ao fazer a coleta, o usuário recebe um protocolo, com senha e login, para ter acesso online a todos os seus resultados. Resultados de exames como hemograma, glicose, PCR, colesterol total e frações, triglicérides, creatinina, ureia, potássio e sódio são disponibilizados em até 72 horas.
Já a entrega física dos resultados ficou mais segura e organizada: em vez de os resultados serem enviados a toda a rede, o que causava riscos de extravio e tornava mais difíceis processos de trabalho, a entrega passou a ser feita no posto onde a coleta foi feita. Atualmente, os resultados podem ser retirados em qualquer posto de coleta do município, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na data indicada no protocolo.
Com todas essas melhorias, a quantidade de reclamações quanto aos serviços de análises clínicas caiu drasticamente: se em setembro de 2017 a Ouvidoria SUS Contagem registrou 144 reclamações relativas a análises clínicas, nos últimos seis meses a Ouvidoria vem registrando uma média de três a quatro reclamações mensais referentes a esses serviços.