Integrantes ficam na capital mineira até quarta-feira (16) com objetivo de buscar informações sobre a situação fiscal.
Uma equipe técnica da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) está em Belo Horizonte para levantar as primeiras informações sobre como será o processo de renegociação da dívida de Minas Gerais com o governo federal.
De acordo com o Ministério da Economia, o Tesouro Nacional está no estado desta segunda-feira (14) até a quarta-feira (16) com o objetivo de buscar informações sobre a situação fiscal. As reuniões são técnicas, fechadas e os representantes não falarm com a imprensa.
Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda, Minas Gerais passa por uma grave crise financeira. O governador Romeu Zema (Novo) determinou que sejam tomadas medidas necessárias e urgentes em busca da retomada do equilíbrio das contas públicas.
Uma delas é a adesão ao Programa de Regime de Recuperação Fiscal e é justamente para tratar desse assunto que técnicos da STN estão na capital mineira.
Formado por 12 integrantes, o grupo do Tesouro Nacional chegou com a primeira missão definida: levantar os dados necessários para elaborar um diagnóstico da situação econômico-fiscal do estado, que terá o apoio técnico e logístico das secretarias de Fazenda e de Planejamento e Gestão.
Conforme a Secretaria de Fazenda, na transição de governo foram apontadas, segundo os próprios dados consolidados do Tesouro Nacional, “manobras contábeis feitas pelo governo anterior que tentavam atenuar o gravíssimo comprometimento das contas e da folha de pagamento acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”.