IIª Mostra de Empreendedorismo, Negócio e Inovação promete superar sucesso da primeira edição, no ano passado. Evento gratuito é uma oportunidade para a realização de negócios, capacitações e estabelecimento de redes de networking
Durante quatro dias, empresários, trabalhadores, empreendedores informais, estudantes e demais interessados em empreendedorismo terão a oportunidade de passar por diversas capacitações: indicadores financeiros, elaboração de fluxo de caixa, técnicas de marketing, orientações fiscais e tributárias. Na oportunidade, poderão também regularizar CPF e abrir CNPJ, realizar agendamento para emissão de carteira de trabalho e carteira de identidade, fazer cadastro como Microempreendedor Individual e dar baixa em empresas. E ainda ampliar redes de contatos, aumentar chances de fechar negócios e conferir apresentações de várias startups.
Tudo isso será possível na IIª Mostra do Empreendedorismo, Negócio e Inovação, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), por meio da Sala Mineira do Empreendedor, com a parceria de empresas como Banco Santander, Sebrae, CDL, Senac, Cotemig, UNA, UNI-BH e Complexo Itaú Power Shopping. O evento será realizado nos dias 25 e 28, 29 e 30 de maio, dentro das comemorações do Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio.
São esperadas aproximadamente 1.500 pessoas no decorrer dos quatro dias de evento. A participação é gratuita e aberta a todos. O objetivo da mostra é o de valorizar os empreendedores e empresas contagenses em termos de serviços, indústria, comércio e de economia solidária.
O município de Contagem tem cerca de 36.500 empresas, segundo dados da Receita Municipal. A cidade sempre se apresentou como um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios e à atração de novos investimentos, e a realização da Mostra é mais uma ação da Prefeitura para incentivar essa vocação, fomentando a criação de novos negócios e a implantação de novas empresas e valorizando o empreendedorismo.
A Sala Mineira do Empreendedor, vinculada à Sedecon, é referência entre as 300 salas do estado de Minas Gerais e conta com parceiros públicos, privados e instituições acadêmicas nas áreas de administração e qualidade.
O objetivo do evento é reunir, em um único espaço, empreendedores, poder público e entidades de fomento ao empreendedorismo, diminuindo a burocracia, agilizando processos e dando oportunidade à instalação e ao aperfeiçoamento de novos empreendimentos, bem como aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável das empresas da região.
Em 2018, foi realizada a Iª Mostra, que contou com a apresentação de produtos, palestras e oficinas, presença de startups e com o Seminário de Inovação e Tecnologia, mas a estrutura da mostra deste ano é muito maior: contará com diversos parceiros estratégicos e proporcionará muito mais oportunidades de negócio e capacitação, com 25 expositores presentes, nove palestras, um painel e a oferta de assessorias gratuitas para formalização e a melhoria dos empreendimentos.
Neste ano, mais de 50 empresas mostraram interesse em participar, inclusive empresas de grande porte. “A adesão foi grande e tivemos que selecionar empresas menores, para dar oportunidade a elas. A intenção é de realizarmos a IIIª mostra no ano que vem, voltada a esse público das empresas maiores”, justifica a superintendente de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios da Sedecon, Cristina Romero, uma das organizadoras do evento. Na edição de 2019, a economia solidária estará presente, “para que percebam que também podem chegar lá, onde os grandes estão”, explica.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, resume a intenção da IIª Mostra: “A Prefeitura quer fomentar a inovação e os negócios para uma Contagem mais competitiva e empreendedora. É uma iniciativa que busca mostrar um pouco das empresas que temos, ofertar diversas possibilidades de capacitação e de estabelecimento de redes de networking. Estão todos convidados”.
O que vem por aí
Os eventos do dia 25 ocorrerão no Complexo do Itaú Power Shopping (av. General David Sarnoff, 5160, Cidade Industrial), com estrutura de duas tendas e a Carreta Senac, diversas palestras e oportunidades de regularização de negócios.
Carreta Senac – Estacionamento do Itaú Power Center
Av. General David Sarnoff, 5160 – Cidade Industrial
Horário:
9h às 11h – Como atrair e atender com excelência o cliente – Profª Sandra Souto
14h às 16h – Elaboração de currículo: como melhorar a empregabilidade – Profª Mariângela
17h às 19h – Vantagem competitiva: Aplicabilidade das ferramentas de gestão da qualidade – Prof. Moacir
9h às 19h – Senac Móvel Informática IV: Atendimento NAE e NAF
NAE (Núcleo de Apoio Empresarial)
Ferramentas de qualidade em microempresas;
Gestão de estoque em microempresas;
Indicadores financeiros determinantes para o negócio;
Orientações para elaboração de fluxo de caixa;
Técnicas de marketing para aumentar as vendas;
NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal)
Abertura de CNPJ;
Cadastro de Microempreendedor Individual – MEI;
E-Social;
Orientação fiscal e tributária;
Regularização de CPF;
Procedimento para baixa na empresa;
IIª Mostra de Empreendedorismo, Negócio e Inovação
Durante os dias 28, 29 e 30, as atividades ocorrerão na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na avenida Haeckel Ben-Hur Salvador, 180, bairro Cinco. Haverá a presença da Carreta Senac no dia 28 e, entre os dias 28 e 30, também a presença do Sine Móvel Contagem, o banco de empregos da cidade, com ofertas de vagas de emprego e oportunidades para agendamento de emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho e de encaminhar procedimentos necessários para receber seguro-desemprego.
Na Sedecon, os visitantes contarão com seis espaços diferentes preparados especialmente para as atividades da Mostra, com muitas oportunidades de capacitações diversas, de formalização de negócios e para a prática do networking, trabalhando e ampliando redes de contatos. Ao todo, 25 expositores – todos de Contagem – participarão ao longo dos três dias de evento na Sedecon. No hall da Sala Mineira do Empreendedor, startups apresentarão seus modelos de negócios, passíveis de serem repetidos e produzidos em escala. E, no último dia, haverá pitch dos empresários envolvidos no evento (pitch é uma apresentação pequena, que dura poucos minutos, com o objetivo de despertar o interesse de investidores e clientes para o negócio apresentado).