A Prefeitura de Contagem iniciou, esta semana, a construção da trincheira do Bernardo Monteiro, na Via Expressa, na altura da Refinaria Gabriel Passos (Regap). A obra faz parte de um complexo viário maior, chamado “Via das Indústrias”, e irá facilitar o acesso aos centros histórico (Sede) e comercial (Eldorado) de Contagem. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em março de 2020.
A estimativa da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (Transcon) de Contagem é de que, diariamente, transitem pela Via Expressa em torno de 80 a 100 mil veículos. Com as obras, o tráfego de veículos entre Contagem, Belo Horizonte e Betim será desafogado, e os motoristas terão uma opção a mais de acesso.
Na segunda-feira, dia 16, em reunião ocorrida na sede da Associação dos Moradores do Bairro Bernardo Monteiro (Ascobem), foram apresentadas informações relativas à construção dessa trincheira, que já estão em curso. A conversa, uma oportunidade para esclarecimentos e criação de canais de comunicação, reuniu representantes da Prefeitura de Contagem, do grupo PHV Engenharia e da comunidade que vive no bairro. Trata-se de uma demanda de 20 anos atrás que dará mais fluidez ao tráfego e melhorará as condições de mobilidade urbana nas entradas e saídas de um dos principais corredores viários da cidade.
A Via das Indústrias congregará mais de 25 km de via e está sendo viabilizada por meio de investimentos da iniciativa privada e convênios que envolvem as prefeituras de Contagem e Betim. As obras tiveram início em duas fases: a primeira ocorreu em novembro de 2018. A etapa mais recente, à margem da Via Expressa de Contagem no sentido Contagem/Betim, teve início esta semana.
Miguel Moreira, 77 anos, é morador do centenário Bernardo Monteiro há 41 anos e um dos fundadores do bairro. Ele é uma das cerca de 30 mil pessoas que serão diretamente beneficiadas pelas obras da trincheira do Bernardo Monteiro. “É um sonho prestes a ser concretizado. Minha casa fica bem na esquina de uma região que recebe um tráfego muito pesado de veículos, inclusive carretas. Já melhorou muito, com a chegada do asfalto, e com a trincheira vai melhorar ainda mais”, revela.
O presidente da Associação Comunitária dos Moradores do bairro Bernardo Monteiro (Ascobem), Ronaldo Paulo da Silva, conhecido como “Babão”, afirma que a trincheira possibilitará a atração de mais investimentos para a região. “Moro aqui desde que nasci, há 41 anos, e posso testemunhar que essa é uma luta antiga. É uma satisfação vermos que a Prefeitura de Contagem e a PHV estão preocupadas em dar uma satisfação para a comunidade. Essa obra vai gerar empregos e atrair a instalação de muitos comércios de indústrias na região”, salientou o presidente da Ascobem.
Opção de deslocamento para a Capital
Muitos bairros e vilas serão direta e indiretamente beneficiados com a obra, como Bela Vista, Bernardo Monteiro, Canadá, Capelinha, Fonte Grande, Jardim Piemonte, Renascer, Riacho, Santa Helena e Vila Itália. Entre os benefícios da obra, o diretor de Planejamento de Trânsito da Transcon, Alexander David da Silva, destaca que a trincheira do Bernardo Monteiro possibilitará às pessoas que vivem na região Sede seguir para Belo Horizonte diretamente pela Via Expressa. “Contagem acaba absorvendo trânsito que é de passagem entre municípios. A obra vem para desafogar a situação do Bernardo Monteiro e de bairros próximos. Essas pessoas terão uma opção a mais para se deslocar”, explica o diretor.
O engenheiro da empresa PHV e responsável pela obra da trincheira do Bernardo Monteiro, Victor Leite, detalha que as obras da Via das Indústrias, que incluem a construção da trincheira do Bernardo Monteiro, tiveram início ainda em novembro de 2018. “Para entrar na execução da trincheira precisávamos das alças prontas, para podermos fazer essa operação de trânsito e causar o menor impacto possível à população e a todas as pessoas que passam por ali, diariamente. Nós já executamos o trecho da Via Expressa até o primeiro ponto de intervenção com a linha férrea. Esse trecho já está pronto, foi feito com pavimento rígido, que tem uma qualidade melhor e é mais durável. A previsão é de que as obras estejam prontas em março do ano que vem”, afirma o engenheiro.
Obras de mobilidade por toda a cidade
O coordenador de Obras de Mobilidade da Transcon, o engenheiro Fernando Gardini, reforça que a construção da trincheira do Bernardo Monteiro faz parte de um conjunto de obras que vêm sendo executadas em Contagem, que têm o objetivo de melhorar as condições de mobilidade da cidade, tanto para quem utiliza veículo próprio, tanto para quem faz uso do transporte público. “Estamos implementando obras muito importantes na cidade. O Complexo Viário do Beatriz tem obras caminhando a todo vapor, e o Viaduto das Américas será entregue já no próximo mês. Também temos os terminais de integração de passageiros Petrolândia, que já está praticamente pronto, e o Ressaca, que tem obras já iniciadas. Tudo isso vai desafogar não só o trânsito do centros histórico (Sede) e comercial (Eldorado) de Contagem, mas de todo o município. Toda a cidade será beneficiada”, assegurou.