Prefeitura de Contagem inicia construção do segundo trecho do Corredor Norte/Sul

Projeção de uma estação de transferência – Foto Elias Ramos

A Prefeitura de Contagem iniciou a construção do segundo trecho do Corredor Norte/Sul, com seis quilômetros de extensão que compõem o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). As obras vão promover a reestruturação de importantes corredores de tráfego, como a avenida João César de Oliveira, com readequações de vias e criação de estações de transferência. O investimento é de R$ 57,5 milhões, com financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF). As intervenções serão executadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon).

A segunda etapa do Corredor Norte/Sul começa no Complexo Viário do Beatriz e termina na avenida General David Sarnoff, na Cidade Industrial. Para tanto, a avenida João César de Oliveira passará por obras de pavimentação e terá novo calçamento com piso tátil, adequação do canteiro central, revitalização da sinalização e construção de seis das oito estações de transferência deste trecho do SIM. A previsão é que a de que as intervenções sejam concluídas no primeiro semestre de 2021.
As estações de transferência permitem a integração física na troca de ônibus com tarifa única. Ou seja, os passageiros vão descer de um coletivo e embarcar em outro sem pagar nova passagem. As estruturas ao longo do Corredor Norte/Sul vão oferecer mais conforto e segurança aos usuários do SIM.
A fresagem e nova pavimentação da João César de Oliveira neste trecho do Corredor foram iniciadas na quarta-feria, dia 20, próximo ao Complexo Viário do Beatriz. O trecho está devidamente sinalizado pela Transcon, com monitoramento e orientações dos agentes de trânsito aos motoristas sobre rotas alternativas.
“As faixas das esquerda dos dois sentidos da avenida João César de Oliveira, junto ao canteiro central, serão de passagem exclusiva dos ônibus do SIM. Onde houver estações de transferência, que terão cerca de 200 metros de comprimento, existirá uma faixa extra de acesso, feita de concreto, um pavimento rígido para evitar deformações causadas pelas frenagens dos ônibus. Além desta, haverá três faixas, uma de ultrapassagem e duas de circulação livre dos demais veículos. Onde não houver estações, o Corredor volta a ter três faixas em cada sentido”, detalha Renato Mafra, engenheiro da Transcon.
O engenheiro ressalta que para construir as estações de transferência será preciso fazer a supressão de cerca de 200 árvores. “Todas as estações têm projeto paisagístico, que inclui o plantio de árvores. Além disso, para a compensação ambiental vamos plantar árvores no entorno da avenida João César de Oliveira. Ou seja, vamos replantar uma quantidade superior da que será suprimida, de acordo com as legislações e licenças ambientais”, afirma.

Conexão
Formado por dois trechos, o Corredor Norte/ Sul é o principal do SIM. Os demais (corredores Ressaca e Leste/Oeste) serão interligados a ele, conectando as regiões Norte e Centro-Sul da cidade. Além das estações de transferência, serão construídos no Norte/Sul dois terminais de integração, incluindo obras de requalificação das vias, reforma de meios-fios, sarjetas e passeios com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Com início na LMG-808, em Nova Contagem, o Corredor Norte/Sul segue até a rua do Registro, passando pelo centro histórico (ruas Bernardo Monteiro, Doutor Cassiano e João Camargos). Na altura do bairro Beatriz, segue pela João César de Oliveira até a avenida David Sarnoff, no bairro Cidade Industrial. Posteriormente, as avenidas Dilson de Oliveira e Carmelita Drummond Diniz (Maracanã) serão incorporadas ao Norte/ Sul para desviar parte do fluxo de veículos do centro histórico.

Estações de transferência
Ao todo serão dez estações de transferência nos dois trechos do Corredor Norte/Sul, projetadas para atender a demanda de passageiros de acordo com a região onde serão instaladas e as características das viagens.
Elas serão compostas por três estruturas: estação municipal, estação metropolitana e anexo central, com bilheteria única para pagamento antes do embarque.
Junto aos terminais de integração, as estações de transferência permitirão a troca entre os ônibus com tarifa única. Ficarão localizadas no canteiro central, em plataforma elevada para embarque em nível, atendendo simultaneamente os dois sentidos do tráfego.

Confira onde ficarão as 10 estações de transferência nos dois trechos
do Corredor Norte/Sul:

– Estação Ouro Branco: LMG-808, paralela à avenida Álvaro Santos, no bairro Granja Ouro Branco
– Estação Dilson de Oliveira: avenida João César de Oliveira, em frente à Magneti Marelli
– Estação Cinco: avenida João César de Oliveira, em frente à Maxion
– Estação Hospital Municipal: avenida João César de Oliveira, próximo ao Hospital Municipal de Contagem (HMC)
– Estação Paulo Pinheiro Chagas: avenida João César de Oliveira, próximo à praça Paulo Pinheiro Chagas
– Estação Portugal: avenida João César de Oliveira, em frente ao Habib’s
– Estação Olímpio Garcia: avenida João César de Oliveira, próximo à rua Monsenhor Bicalho
– Estação Castelo Branco: avenida João César de Oliveira, paralela à rua Oliveira;
– Estação Babita Camargos: avenida General David Sarnoff, em frente ao Sam’s Club
– Estação Papa João XXIII: avenida General David Sarnoff, em frente à Belgo Bekaert Arames.

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