Na terça-feira, dia 1º, a prefeita eleita Marília Campos (PT) esteve com o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (sem partido) e entregou a ele documento formalizando a participação de sua equipe na transição de governo.
Os dois conversaram sobre a situação do município e Alex de Freitas, que publicou decreto nº 1.913 no Diário Oficial em 30 de novembro, indicando os nove membros da atual gestão que participaram da transição, colocou-se à disposição para compartilhar as informações necessárias. Ele assegurou que muitos dados já estão disponíveis e que a situação de cada área será disponibilizada para a equipe da prefeita eleita.
Marília manifestou seu interesse em especial pelas medidas que estão previstas para enfrentar o período chuvoso, quando há riscos geológicos e de alagamentos e enchentes. Ela estava acompanhada por seu vice, Dr. Ricardo Faria (MDB) e por André Teixeira Moreira, que irá coordenar a equipe composta pelos seguintes integrantes: Daniela Tiffany Prado de Carvalho; Carlos Frederico Pinto e Netto; Ângela Maria da Silva Gomes; Dalmy Freitas de Carvalho; Telma Fernanda Ribeiro; Eduardo Caldeira de Souza Penna; Alceu José Torres Marques; Marcos Túlio de Melo.
Os representantes da Prefeitura serão: Chefe de Gabinete – Alessandro Marques, Coordenador; Secretário Municipal de Governo – Atílio Antônio Belote; Secretária Municipal de Planejamento – Marilena Chaves; Secretário Municipal de Fazenda – Gilberto Silva Ramos; Secretário Municipal de Administração – Adriano Henrique Faria; Subsecretária Municipal de Recursos Humanos – Regina Assunção Marques, responsável por secretariar a Comissão de Transição; Procurador Geral do Município – Marius Fernando Cunha Carvalho; Controlador Geral do Município – Weber Dias Oliveira; e Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem – Leonardo Gonçalves Reis.
Secretariado
Sobre os nomes que irão compor o próximo governo, Marília Campos disse que está conversando com as pessoas para a montagem da equipe. “Os critérios envolvem experiência na área de atuação, especialização técnica e serem da minha confiança. A partir desses requisitos é que farei as escolhas, que serão anunciadas no tempo certo. Mulheres e negros estarão representados. A partir de hoje a transição é uma das prioridades, para conhecermos de perto a situação da Prefeitura”, destacou a prefeita eleita.
Comissão de Transição da Prefeita Eleita de Contagem – Marilia Campos (2021/2024)
– André Teixeira Moreira (Coordenação) – Gestor Público, participou da equipe interministerial que desenhou o Programa Bolsa Família. Foi responsável pela sua implementação, ao longo do ano de 2004, ocupando o cargo de Secretário Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social de Contagem, em 2005, e Chefe de Gabinete da Prefeita, de 2006 a 2012. Ocupou a mesma função no mandato da deputada Marília Campos, de 2015 a 2020.
– Daniela Tiffany Prado de Carvalho – Psicóloga, Especialista em Segurança Pública e Justiça Criminal pela Fundação João Pinheiro. Mestre em Psicologia Social pela UFMG. Assessora Parlamentar da Deputada Estadual Marilia Campos (2015/2020).
– Carlos Frederico Pinto e Netto – Auditor Fiscal efetivo da Prefeitura de Contagem. Economista, está há 14 anos na administração do município, tendo ocupado os cargos de Secretário de Fazenda, Secretário de Administração e Controlador Geral do Município, além de Secretário Adjunto de Receita. Tem experiência pregressa na Prefeitura de Juiz de Fora, onde trabalhou por 8 anos, e foi consultor na área de modernização da administração tributária em diversos municípios da Zona da Mata mineira.
– Angela Maria da Silva Gomes – Engenheira Florestal, Mestre em controle de Contaminação Ambiental pela Universidade Politécnica de Madri, Doutorado na Geografia Cultural em Etnobotânica Negro africana e trabalha na assessoria técnica independente aos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho.
-Dalmy Freitas de Carvalho – Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Controladoria, Graduado Economia, Contabilidade e Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ministrou aulas como professor titular da PUC Minas nos cursos de Administração, Contabilidade e Comércio Exterior durante 12 anos. Experiência na iniciativa privada por mais de 20 anos com atuação nas áreas de controladoria, contabilidade e planejamento econômico e financeiro. Servidor público aposentado no município de Contagem-MG onde exerceu o cargo de Secretário Municipal de Fazenda tendo ocupado o mesmo cargo no município de Ibirité-MG.
– Telma Fernanda Ribeiro – Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- Minas) e doutora em Arqueologia (Quaternário, Materiais e Culturas) pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. Ex-professora da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC) e ex-professora Adjunta no Centro Universitário Newton Paiva. Ingressou no magistério em 1982 como professora de Geografia na Rede Estadual e, posteriormente, nas redes públicas de Betim e Contagem. Foi professora em escolas da rede privada em Contagem e Belo Horizonte. Aposentou-se, em 2012, na FUNEC onde, durante 20 anos, foi professora, coordenadora Educacional e Presidente.
– Eduardo Caldeira de Souza Penna – Formado em Direito e Economia, com Especialização em Gestão de Projetos de Investimentos em Serviços de Saúde pela FIOCRUZ e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela UFMG. É Assessor Parlamentar da Deputada Estadual Marília Campos e ocupou os cargos de Secretário de Saúde de Ipatinga – 2000/2004 e 2013/2016, Secretário de Saúde de Contagem – 2007/2012, Assessor Técnico Gabinete SMS BH- 2005/2006 e Chefe de Gabinete da SMS de Ipatinga – 1998/1999.
– Alceu José Torres Marques – Procurador-Geral de Justiça de 2008 a 2012, bacharelou-se, em 1985, concomitantemente, em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Engenharia Industrial Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Entrou para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em agosto de 1987, exercendo a função de promotor de Justiça em Açucena, Guanhães, Contagem e Belo Horizonte. Como procurador de Justiça, atuou, de 1997 a 1999, nos processos civis de competência originária junto ao Tribunal de Alçada. Foi presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) no biênio 2001/2003. Depois disso, exerceu até 2002 o cargo de diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPMG. No biênio 2005/2006, foi procurador-geral de Justiça adjunto institucional, e entre 2008 e 2012 foi procurador-geral de Justiça por dois mandatos consecutivos. Responsável pela implantação do planejamento estratégico do MPMG, Alceu Torres Marques buscou, nas duas gestões, a aproximação do MPMG com a sociedade civil, com a criação da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) e a implantação de projetos voltados para o empoderamento popular, como o MP Itinerante, o Projeto minas e o Projeto gerais. Também buscou fortalecer a estrutura de combate à criminalidade. Depois disso, coordenou o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Histórico e Cultural e da Habitação e Urbanismo (Caoma) por quase dois anos, cargo que deixou ao aceitar, em abril de 2014, o convite para assumir a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
– Marcos Túlio de Melo – Engenheiro Civil, Especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral/PUC – MG, especialista em Licenciatura Plena para Ações não Formais de Educação para o Trabalho pela UTRAMIG – Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais, ocupou os cargos de Presidente do CREA – MG, de 2000 a 2005, Presidente do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de 2006 a 2011, Vice-Presidente do Conselho Mundial de Engenharia Civil, de 2008 a 2011, Assessor da presidência do CREA-MG (2019), Subsecretário de Projetos da Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (2015 /2018), Assessor de Planejamento e Implantação de Infraestrutura – Reitoria da UFMG/FUNDEP (2012/2015), Assessor da Diretoria Técnica da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (2009 – 2012) e Analista de Sistemas, Assessor da Superintendência e Diretor de Projetos da SUDECAP – Superintendência de Desenvolvimento da Capital da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (1994/2009).