Jovens do sexo masculino que completam 18 anos até 31 de dezembro de 2021 devem se alistar até o dia 30 de junho deste ano. O alistamento militar é obrigatório em todo território brasileiro e deve ser feito de forma online, exclusivamente, por meio do site www.alistamento.eb.mil.br
Para iniciar o processo, o jovem precisa dos seguintes documentos:
– Documento de Identificação (RG, Carteira de trabalho, CNH);
– CPF;
– Comprovante de endereço em nome do cidadão ou dos pais do município de residência (Copasa, Cemig e Telefonia) atualizados;
– E-mail;
– Contato telefônico.
Após preencher o formulário, o jovem alistado deve acompanhar os próximos passos no mesmo site. O resultado da seleção é divulgado a partir do dia 1º de julho de 2021, quando o jovem saberá se foi dispensado ou convocado. Após sua dispensa, ele deverá acessar o site para solicitar o certificado e agendar o comparecimento para regularizar a sua situação, conforme os passos descritos abaixo.
Para requerer o certificado de dispensa, o jovem deve acessar a opção REQUERER CERTIFICADO e emitir boleto. Pagar exclusivamente no Banco do Brasil e depois anexar o comprovante.
Para agendar o comparecimento de regularização da sua situação, acessar a opção ACOMPANHAR ALISTAMENTO no site ww.alistamento.eb.mil.br. O jovem deve comparecer, pessoalmente, na data e no local indicado pelo site para regularizar sua situação e, no local, deverá apresentar a seguinte documentação: documento de Identificação (RG, Carteira de trabalho, CNH); CPF; Comprovante de endereço em nome do cidadão ou dos pais do município de residência atualizados (Copasa, Cemig e Telefonia); e comprovante de pagamento do boleto.
Dúvidas e esclarecimentos:
- O cidadão acima de 18 anos, que já se alistou, para solicitar 1ª e 2ª via do Certificado de Dispensa, deverá agendar seu comparecimento por meio do site www.alistamento.eb.mil.br e no atendimento presencial, apresentar a documentação informada acima.
- Cidadão que perdeu o prazo para se alistar e para quem alistou em outro município e que hoje reside em Contagem, deve solicitar a transferência e solicitar o seu documento, ligando para a Junta de Serviço Militar e agendar seu comparecimento (Telefone abaixo), tendo a documentação (Confira a lista acima)
Serviços:
Junta de Serviço Militar de Contagem
Rua Vereador David de Oliveira Costa, 14 – Fonte Grande, Contagem.
Referência: Prédio da Secretaria de Defesa Social – Guarda Municipal
*Telefones: (31) 3198-8685 ou 3198-8680.
*Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O alistamento é obrigatório
Caso o candidato perca o período de alistamento ou não cumpra a Lei nº 4.375, de 1964, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar.
Isso gera impedimentos como não poder tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.