Carise Goularte Barbosa
Graduada pela UFSC em Letras, especialização em ensino de Língua Inglesa pela UFMG, MBA em Logística e Administração pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Atuante na área da educação há 17 anos com ensino de Língua Inglesa. Sócia diretora das unidades de Contagem – FISK Idiomas. Rotariana no Clube Contagem das Gerais
O inglês é uma das cinco línguas mais faladas do mundo. Hoje encontra-se presente em 80% dos textos científicos e publicações de autores e pesquisadores, o que pede pelo menos um domínio intermediário dos estudantes.
Sendo assim aprender inglês nos dias atuais se tornou uma condição essencial para o sucesso acadêmico e profissional do aluno. Além de ser um diferencial para o currículo, a fluência nesse idioma abre portas no mercado de trabalho e pode melhorar a vida do aluno durante a graduação e maximizar suas oportunidades dentro e fora do país.
Quando você aprende uma língua estrangeira, como o inglês, você exercita intensamente o seu cérebro, o que permite desenvolver as habilidades cognitivas. Assim, podemos aprender mais, mais rápido, e pensar com ainda mais eficiência.
O neurologista Raphael Bertele afirma que, aprender uma segunda língua na infância, desde o ensino fundamental, pode “preparar as mentes (das crianças) para melhor enfrentar os desafios de um mundo multilíngue”.
Portanto, as crianças expostas a duas línguas, como o português e o inglês, por exemplo, demonstram uma maior flexibilidade mental e com isso são beneficiadas com melhor desenvolvimento da criatividade, o despertar de outras competências, como musicalidade, sociabilidade, articulação dos sons, aumento da capacidade de adaptação a mudanças, consolidação de autoconfiança, e cultura. Com o aprendizado da língua inglesa, é natural que o aluno tenha maior curiosidade sobre o que acontece fora do seu próprio país.
No ano de 2020, a tecnologia, algo que parecia tão presente no nosso dia-a-dia, nos mostrou que possui várias funções desconhecidas. Tivemos que nos reinventar e aprender a lidar com seus desafios, facilidades e dificuldade tudo ao mesmo tempo, nos mostrando que em um planeta onde o inglês é encontrado na web mundial, todas as crianças têm total interesse e capacidade para se preparar para sua vida futura. As crianças e jovens certamente estão abertos ao aprendizado de uma outra língua, pois já convivem diariamente com o bombardeio de palavras que fazem parte da mídia, das músicas, estabelecimentos comerciais, informática e muitos outros elementos contidos em seu dia-a-dia.
Em suma, uma criança que inicia o seu aprendizado em inglês de maneira dinâmica e apropriada à sua faixa etária tem tudo para se tornar um adulto destemido, sem limites e capacitado para atingir as suas metas profissionais. A experiência deve ser prazerosa e as técnicas, adequadas à idade.