O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Missa de Início do Ministério Pastoral e Missão do padre Carlos Antônio da Silva como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Contagem, na terça-feira, dia 23 de fevereiro.
A santa missa contou com as presenças da prefeita Marília Campos e do vice-prefeito Ricardo Faria. Na oportunidade, Marília deu as boas-vindas ao padre Carlos Silva. “O senhor é bem-vindo! Parabéns pela nova missão que Deus lhe confiou de ajudar o mundo a abrir-se ao amor de Deus. Iremos aprender muito com a sua história e o testemunho de sua fé”, frisou.
Esta celebração eucarística marca o início do ministério pastoral e a missão do padre Carlos Antônio da Silva na cidade. Dom Walmor, em sua homilia, falou sobre a missão de ensinar a palavra de Deus. Segundo ele, a tarefa de fé é nos tornarmos discípulos e discípulas de Cristo. “Eu gosto de dizer que a paróquia é tão importante como universidade, porque na paróquia a aprendizagem é do modo certo. Porque aprendemos a olhar vida do modo que Deus nos ensina. Padre Carlos, o senhor tem a tarefa de fazer desta paróquia uma escola do evangelho exemplar em Contagem, não apenas para fazer acontecer dentro das quatro paredes a proclamação da palavra, mas para irradiar com o mesmo entusiasmo que o senhor fez na história dos dez últimos anos do Santuário da Piedade, encontrando-se com tantas pessoas e derramando o entusiasmo missionário em muitos corações”, disse, rogando a Deus e a Nossa Senhora Aparecida para abençoar e conduzir o padre Carlos em sua missão.
Morador de Contagem, Padre Carlos Antônio da Silva é ex-pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Ele relembrou sua infância, destacando que seu pai que está junto de Deus no céu e trabalhou por muito tempo na cidade como gari. Lembrou também a história de fé da cidade, com o Jubileu de Nossa Senhora das Dores, e os irmãos arturos pela fervorosa devoção à Nossa Senhora.
Prosseguindo, falou um pouco de seu trabalho missionário, da luta pelo respeito, pela igualdade e fraternidade. “Completo meus 18 anos de um trabalho amor doação a serviço da arquidiocese de Belo Horizonte e o objetivo é juntos criarmos uma cultura de paz, de respeito e de transparência para nossa cid]ade de Contagem, para que sejamos um exemplo, construindo uma nova cidade para as novas gerações. Nossas crianças, nossa Juventude são frutos de esperança para o mundo novo e nós precisamos deixar este legado. Nossa missão é seguir os passos do Cristo Jesus, esse grande pai”, afirmou.
Para Padre Carlos Antônio, a chegada em Contagem e à Paróquia Nossa Senhora da Glória abre um novo ciclo, uma nova missão evangelizadora, em especial nesse tempo em que a pandemia da covid-19 que acomete todo o mundo, levando vidas, muitas vezes por causa da falta de responsabilidade e comprometimento de algumas pessoas. “Quem não está agindo assim está indo na contramão do Evangelho, porque o Evangelho reza a vida, o Evangelho é cuidado. A igreja também mudou, a igreja vive Novos Tempos”, comunicando que a presença nas missas será por agendamentos, com lugares demarcados, álcool em gel, tapete higienizador e distanciamento, “justamente porque inspirados em Cristo Jesus, nossa missão é salvar vidas”, reiterou.
Finalizando, Padre Carlos Antônio disse que vai informar, em breve, mais detalhes sobre os horários de missas e agendamentos. Também garantiu que as celebrações serão transmitidas por um canal no YouTube, para, segundo ele, “fazer chegar a palavra de Deus a cada coração, a cada pessoa, não só de Contagem, mas de outras cidades, que poderão nos acompanhar, aprendendo essa lição de amor inspirada no Cristo Jesus”.
Também estiveram presentes outras autoridades e colegas padres da Arquidiocese de Belo Horizonte. Para informações e agendamento 31 3395-2536.