Após vários anos de operação no bairro Jardim Laguna, na região da Ressaca, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran Contagem), foi transferida para a Avenida Babita Camargos, 1.295, no bairro Cidade Industrial, em Contagem.
No antigo endereço, proprietários de veículos e despachantes reclamavam das péssimas condições de conservação do prédio que há vários anos demandava reformas. Além das pichações e do mato alto, o muro de vigas de concreto que cercavam a antiga sede do Ciretran Contagem eram constantemente derrubados. A noite e nos finais de semana, o espaço servia de abrigo para moradores em situação de rua.
Já no novo endereço, que passou a ser ocupado desde 1º de março, o prédio é recém construído, fica dentro de um shopping, tem segurança, ar condicionado e os usuários têm o conforto de aguardar os atendimentos em filas formadas em área coberta, ou seja, na sombra. Bem diferente do que acontecia no antigo prédio quando os usuários aguardavam debaixo de sol e chuva.
Segundo o investigador da Polícia Civil, Robert Oliveira Santos, nesse período de pandemia, os atendimentos estão sendo realizados conforme agendamentos via site para não haver aglomerações. “Acredito que o Ciretran aqui no bairro Industrial será bem melhor para a população por causa da localização mais centralizada. O prédio é novo, capaz de dar mais conforto e segurança para os usuários. Estamos recebendo muitos elogios”, ressaltou Santos.
O despachante Juliano Leão, credenciado junto ao Detran desde 1982, disse que o Ciretran no bairro Industrial ficou bem melhor para os profissionais do ramo e para os proprietários de veículos que preferem resolver as questões pessoalmente. “No novo Ciretran temos mais conforto, os guichês são melhores, e até os atendimentos melhoraram. A localização também é melhor, perto de bancos, o que facilita os pagamentos de taxas. Quem não gostou são os despachantes que estão estabelecidos no Jardim Laguna e terão que mudar de endereço”, explicou Leão.
Os usuários realmente estão gostando das novidades. O motorista de caminhão Lourivaldo Alves Pereira, disse que está gostando do novo Ciretran Contagem porque o prédio é novo, tem mais segurança e acabou o tumulto de antes.
O vigilante Luiz Gustavo Moraes também disse que não conhecia o local, mas está gostando das novas instalações do Ciretran. Ele aguardava o atendimento para pegar um alvará de uma moto que foi roubada em 2018 e que somente foi recuperado o chassi.