Quem estava ansioso pela volta dos grandes campeonatos de futebol amador em Contagem, já pode ficar atento ao calendário da 1º Copa Municipal. No próximo domingo, dia 15, vai rolar o pontapé inicial dos jogos, com disputas nas oito regionais da cidade. Promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o torneio vai reunir centenas de atletas, comissão técnica e milhares de torcedores, com o objetivo de promover a integração social e a confraternização da comunidade local, além de incentivar a prática de esportes. A entrada é gratuita em todos os jogos.
De acordo com o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Rubens Macedo, o campeonato atende a uma demanda antiga da população que é o retorno das atividades do futebol de várzea de Contagem. “A cidade tem uma atividade histórica voltada para o futebol amador, e o que fazemos hoje é a reconstrução histórica desta atividade, que já não acontece há alguns anos. Então, estamos trazendo de volta, e de forma oficial, a prática esportiva de futebol amador nos diferentes territórios da cidade. Esse tipo de evento faz a união de toda a cidade, e é por causa de atividades como esta que estamos construindo uma Contagem de todos e todas”, afirmou.
Neste domingo, inicia a fase classificatória regional, que será subdividida em sete chaves de participantes, respeitando as oito regionais territoriais da cidade. Serão oito fases na competição, sendo elas: Fase Classificatória Regional, Quartas de Final Regional, Semifinal Regional, Final Regional, Oitavas de Final Municipal, Quartas de Final Municipal, Semifinal Municipal e Grande Final Municipal.
Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre dois ou mais clubes, aplicam-se, sucessivamente, os seguintes critérios técnicos de desempate: a) maior número de vitórias; b) maior saldo de gols; c) maior número de gols marcados; d) confronto direto; e) menor número de cartões vermelhos recebidos; f) menor número de cartões amarelos recebidos; g) sorteio público na sede da SUBEL.