Definido os campeões regionais do ‘Copão’ de Futebol Amador

Foto Ivan Japão

Contagem conheceu os campeões regionais da 1ª Copa Municipal de Futebol Amador, conhecida como Copão, no fim de semana. O evento é promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e reuniu atletas e milhares de torcedores, com a missão de integração e confraternização social dos atletas. Junto a isso, o incentivo à prática do esporte, com entradas gratuitas desde a fase classificatória.

Subdividida em sete chaves de participantes, a fase regional compreende toda a cidade. Na região Eldorado, venceu a Associação Esportiva River Plate, que empatou, no tempo normal, com a Associação Esportiva Jefté por 1 a 1, mas sagrou-se campeã, nos pênaltis, por 5 a 4. No Petrolândia, o Estrela Azul, também nos pênaltis, foi derrotado pelo Campo Alto, por 3 a 2, depois de empate, nos 90 minutos, por 1 a 1.
Na Ressaca e Nacional, venceu o Terrestre Esporte Clube, que bateu a Associação Atlética Estrelinha por 1 a 0. No Riacho, vitória do Santa Cruz sobre o Vila Nova: 3 a 0. O Avante venceu o Arvoredo por 2 a 0, na Sede. Nos pênaltis, pela região Vargem das Flores, vitória do Rio Branco, por 4 a 3, sobre o Estaleiro. No tempo normal, empate por 1 a 1.
Na opinião do subsecretário de Esportes, Rafael Rezende, a competição concluiu uma etapa e mostrou equilíbrio entre as equipes. “O sentimento que temos é de felicidade, tanto pela organização quanto pelos jogos realizados, a grande maioria de muita disputa e que foram decididos nos detalhes. Nesse fim de semana, mais uma amostra disso, com alguns campeões sendo conhecidos nos pênaltis, após igualdade nos 90 minutos”, disse.
Rafael lembrou, ainda, que Contagem passou por um tempo parado com as competições, mas espera que as atividades possam ser fixas no município. “Tivemos uma paralisação desse tipo de campeonato por diversas questões, uma delas, a pandemia, mas esperamos que tanto essa quanto outras competições, com 60 clubes e cerca de 1,8 mil atletas inscritos, possam constar no calendário fixo da Prefeitura. Não tivemos, também, relatos de confusão nos jogos, que foram cerca de 150 num período de 45 dias”, destacou Rafael.

Industrial
Em aberto está a região Industrial, que define, até o próximo fim de semana, o seu campeão. Em um dos jogos, o Recanto Azul, nos pênaltis, por 4 a 1, venceu o Cruzeiro do Sul, após empate por 0 a 0. O jogo entre Estrela de Ouro e Bandeirantes ainda está a ser confirmado dia e local. O vencedor faz a final contra o Recanto Azul.

Próxima fase
Passam para a próxima fase 16 clubes, sendo eles: os finalistas das regiões Eldorado, Industrial, Petrolândia e Sede; os semifinalistas das regiões Nacional/Ressaca; os três mais bem colocados na Vargem das Flores e o campeão do Riacho. As definições e chaveamentos ocorrerão em data a ser definida.

Time do Campo Alto

Campo Alto é campeão da Regional Petrolândia nos pênaltis

Pela decisão das fases regionais da Copa Municipal de futebol amador adulto, Campo e Alto e Estrela Azul decidiram o título da Regional Petrolândia, com o Campo Alto sagrando-se campeão, depois do empate em 1 x 1 no tempo normal e nos pênaltis, venceu por 3 x 2.

O jogo

O Estrela Azul iniciou a partida a todo vapor e logo aos 4 minutos abriu o placar em uma jogada bem tramada pelo ataque e Wenderson batendo forte fez 1 x 0.

O Estrela Azul continuou pressionando em busca do segundo gol. O Campo Alto demorou entrar no jogo e somente após os 10 minutos conseguiu controlar seu nervosismo e equilibrar as ações, mas pecava na transição entre a defesa e o ataque, ficando dependendo das jogadas individuais de Wender, sozinho na frente.

O Estrela Azul procurava o jogo pelas laterais, mas começou a ceder espaço no meio, permitindo que o Campo Azul chegasse com mais frequência no gol de Jordian, que aparecia com defesas seguras e bem posicionado. Primeiro tempo 1 x 0 para o Estrela Azul.

Segundo tempo

Na etapa complementar, o Estrela Azul voltou diferente. Com o placar favorável, mas de apenas 1 x 0, o time optou em ficar na defensiva e tentar surpreender o adversário em contra-ataques.

Já o Campo Alto com algumas alterações, cresceu em campo, forçava a jogada pelo meio e contava com boa presença do atacante Wender, que dava muito trabalho ao sistema defensivo do Estrela Azul. Nos contra-ataques o Estrela Azul teve algumas oportunidades para ampliar o placar, nas esbarrou nas boas defesas do goleiro Rafael.

Assim, o Campo Alto cresceu e sufocava seu adversário, mas errava nas conclusões  ao gol, até que aos 38 minutos, veio o gol de empate e do merecimento.

A jogada originou em uma cobrança de falta pelo lado esquerdo da defesa do Estrela Azul. A bola foi alçada na pequena área e o goleiro Jordian saiu mal e Fred deixou tudo igual, 1 x 1.

Até o final, as duas equipes se limitaram a se defender e a decisão foi para os pênaltis, com o Campo vencendo por 3 x 2. Apitou com bom trabalho Leandro Faria, bem auxiliado por Davi de Castro e Douglas Souza.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *