Coluna Educação com Luzedna Glece – 07.08.2022 – Dicas para o comportamento nas Organizações

Sinara Badaró Leroy
Coordenadora Colégio Avançar. Graduada em Pedagogia, Bacharel em Administração. Especialista em Educação a Distância e Mestre em Administração. Experiência Profissional na Gestão e Coordenação do Núcleo de Educação a Distância e Processos Educacionais no Sistema FIEMG

Uma organização seja ela educacional, comercial ou de prestação de serviços, é composta por diversos indivíduos, estes que possuem habilidades, limitações, opiniões, dentre outras características bastante diversificadas, tornando os únicos e diferentes.
É por isso que dentro das organizações faz-se necessário que estes indivíduos sejam analisados e avaliados separadamente. Apesar de estarem no mesmo ambiente, é notório que os objetivos, expectativas e outros aspectos são heterogêneos, o que provoca comportamentos distintos. Portanto, identificar o que cada indivíduo espera da organização e em que ele pode contribuir para o desenvolvimento da mesma é elementar para que o gestor tenha uma visão mais ampla das pessoas com as quais ele vai se relacionar, também o auxilia no processo de formação dos grupos que estão diretamente ligados com a estrutura da organização.
Por isso, além da visão individual, conhecer os grupos também é bastante importante, pois pessoas sozinhas têm um comportamento, mas quando em grupo este comportamento pode mudar. Baseando nos estudos de comportamento é possível avaliar a influência do grupo, a interação entre os membros do grupo, o desempenho e satisfação entre outros aspectos. Mas cabe destacar que o maior desafio de grupos são os conflitos, estes que sempre existiram na sociedade, fazendo parte do desenvolvimento e crescimento de qualquer sistema, seja político, organizacional.
Uma organização bem-sucedida é preciso que constantemente seja reavaliada a sua cultura organizacional, verificando o que pode ser melhorado, pois o mercado é competitivo, tudo muda rápido, a globalização intensificou essa agilidade exigindo assim que as pessoas sejam mais ágeis, que saibam trabalhar com prazos curtos, sob pressão. Nesse novo cenário já não é possível utilizar as mesmas medidas da cultura antiga para resolver os problemas atuais. Mudaram se as situações, o contexto, o ambiente.
Podemos dizer que fundamental que se conheça toda a cultura da empresa, mas é essencial que se faça os ajustes necessários que irão contribuir para mantê-la nesse modelo de mercado atual. A cultura também é um fator importante para atrair candidatos qualificados e para manter os funcionários de uma organização.
Com certeza não é uma tarefa fácil para as pessoas que estão inseridas nesse contexto organizacional, mas o relacionamento se constrói com ajustes e adaptações contínuas que visam melhorar o desempenho da organização. Aprimorar os conhecimentos que estão embasados no estudo comportamental é o primeiro passo que pode garantir o futuro dessas organizações.

 

Sobre a Colunista

Luzedna Glece de Freitas Delfino é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem (ACIC). Uma das fundadoras do UNIDAS TRANSFORMANDO VOCÊ. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *