19 espetáculos teatrais, apresentações musicais, cortejo e oficina
O Trama Festival está de volta à cidade de Contagem, no formato presencial, após um hiato de quatro anos. Em 2020, ano em que a pandemia freou às atividades culturais, a segunda edição do festival realizou ações online, mas, agora, até 11 de setembro de 2022, ela volta a ocupar praças, parques, escolas, espaços culturais e até mesmo um estacionamento de shopping, fazendo valer a máxima de que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. A programação do festival conta ainda com apresentações musicais, cortejo e oficina.
Nesta segunda edição, após o sucesso da primeira, realizada em 2018, o Trama Festival vai reunir mais de 10 grupos teatrais, músicos, artistas cênicos e circenses, além da tradicional Comunidade dos Arturos, resistência quilombola em Contagem, em uma série de apresentações gratuitas. Na programação, haverá ainda espetáculos da Bahia e do Chile. O tema da temporada é Esperançar, já que é tempo de esperança, de acreditar que um novo tempo virá, conforme explicado por Patrícia Matos, coordenadora de produção do evento.
“Esperançar, assim como verbo, indicando que a arte é força motora na esperança por dias melhores, de paz, harmonia, alegria, com mais verde e menos lixo. E um mundo melhor começa mesmo é com a ação de cada um de nós. Realizar o Trama Festival, poder abrir espaços de trabalho para artistas e técnicos e promover encontros com o público, depois de um período tão duro de isolamento social, é muito bom e traz muita esperança para o coração”, destaca Patrícia.
Entre os grupos selecionados para o II Trama Festival, estão Circolar (Contagem), Teatro Negro e Atitude (BH), o ator Charles Valadares (BH), Corpo Coletivo (Juiz de Fora), Maria Cutia (BH), Companhia de Teatro (BH), Cia. de Teatro Luna Lunera (BH), Cia. Fofocas de Teatro (Barroso), Cia Baiana de Teatro Brasileiro (Salvador), Teatro da Pedra (São João Del Rei) e TeatroPAN (Chile). A programação do festival ainda vai apresentar espetáculos de curta duração, as chamadas micropeças, no Microteatro La Movida, que vai ocupar a Casa Amarela, no Centro de Contagem, com apresentações de artistas como Gabriel Vinicius e Manu Macedo (Contagem), Cynthia Paulino (BH), Guilherme Théo (BH), Cia 5Só (BH), Teatro 171 (BH) e Morro Encena (BH).
Marco Zerlotini, ator e produtor do festival, explica como foi realizada a seleção dos grupos. “Abrimos um chamamento público para que grupos e artistas de todo o país pudessem inscrever suas propostas. Foram dezenas de inscritos, e as qualidades das propostas apresentadas nos chamou a atenção, demonstrando que o momento de produção artística no país está muito pungente”, frisa ele. O próprio Grupo Trama de Teatro, anfitrião do festival, levará para a temporada de apresentações o elogiado “A Gota que Falta”, cuja direção foi do renomado Chico Pelúcio.
Para Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo Trama de Teatro, companhia que está na ativa desde 1998, e há onze anos sediada em Contagem (MG), onde inclusive é um dos pontos de cultura da cidade metropolitana, a retomada do festival em formato presencial marca um novo tempo. “A segunda edição do festival era para ter acontecido no ano passado, mas não conseguimos realizá-lo diante de tudo o que aconteceu, mas, agora, o festival está de volta e com força total. Estamos com muita expectativa, pois é um momento muito importante e muito significativo para o público, para o teatro e para a cidade de Contagem”, garante o diretor, ator e professor de teatro.
O II Trama Festival conta com o patrocínio master do Atacadão e da Vallourec, com o patrocínio da New Holland Construction e da CNH Industrial/Capital, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com os apoios da Prefeitura Municipal de Contagem, Parlare MKT, 4 Elementos Sítio Escola, Big Shopping, do Centec e da Funec. “O Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas, está presente em quase 180 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 60 anos e cerca de 60 mil colaboradores, a empresa tem mais de 250 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado”, informa o setor de marketing do Atacadão. No fim do release, informações sobre os espetáculos que serão apresentados no II Trama Festival e a programação completa.
História. Neste ano, o Grupo Trama de Teatro completa 24 anos de trajetória. Fundado em 1998, em Belo Horizonte, a companhia, atualmente sediada em Contagem (MG), pauta-se pela criação de memoráveis espetáculos, como “Abracadalivro” (1998/1999), peça infantil com direção de Glicério Rosário; “O Homem da Cabeça de Papelão” (2001/2002), com direção de Marcelo Bones; “Tabu” (2003/2004), com direção de Gustavo Bartolozzi; e “Os Três Patéticos” (2006), com texto inédito e direção de Eid Ribeiro. As montagens têm como característica lançar luz em temas que provoquem a reflexão crítica sobre a sociedade atual. Além do festival, o grupo planeja ainda para este semestre a segunda edição do projeto LivroCenAção e dar sequências às oficinas de teatro na cidade.
SERVIÇO
II Trama Festival
De 2 a 11 de setembro
Espaços públicos de Contagem
Entrada gratuita
Mais detalhes: Instagram @tramadeteatro