Marte Um, dirigido por Gabriel Martins, e produzido pela contagense Filmes de Plástico, foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2023. O filme, que teve sua estreia mundial no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, irá disputar uma vaga na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional. O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 5, pela Academia Brasileira de Cinema.
“Estamos vivendo um momento de muita honra e felicidade, a mim pessoalmente, pela Filmes de Plástico e por toda a equipe do filme, porque estamos abrindo portas e, sem dúvida alguma, deixando um rastro de esperança e vontade para quem está chegando agora para fazer cinema, em um momento em que podem estar desacreditados de até onde um filme pode chegar”, disse Gabriel Martins.
Segundo ele, a seleção é o resultado do trabalho de várias pessoas. “Marte Um não é um filme que está caminhando sozinho. É o trabalho de muita gente que deseja que esse filme voe longe. É isso que o cinema brasileiro pode ser, uma força coletiva linda e resistente e que não deixa nunca de sonhar com um futuro lindo para a nossa arte”, completou.
Pela primeira vez no Brasil um filme de um diretor negro é escolhido para representar o país na maior premiação do cinema mundial. Caso seja indicado, Gabriel Martins será o quarto diretor negro a ter um filme indicado na categoria da história do Oscar. “Marte Um ser o escolhido para representar o Brasil na esperança de uma nova indicação ao Oscar de Filme Internacional, 25 anos depois de Central do Brasil, parece um desses sonhos impossíveis. Mas acho que é a especialidade da Filmes de Plástico”, disse Thiago Macêdo Correia, da Filmes de Plástico, produtora do filme escolhido.
“A escolha de Marte Um para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. Marte Um sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”, diz Bárbara Cariry, presidente da comissão que escolheu o filme como representante brasileiro.
Marte Um já está em cartaz em cinemas de todo o país, com distribuição da Embaúba Filmes, que deve ampliar o número de salas a partir da próxima quinta-feira. O filme foi exibido no Festival de Gramado, onde recebeu o Prêmio Especial do Júri, o Prêmio do Júri Popular, além de Melhor Roteiro, também assinado por Martins; e Melhor Trilha Musical, de Daniel Simitan. Inicialmente, o filme ocupou 33 salas pelo Brasil.
Sobre o filme
O longa-metragem, gravado em Contagem, conta a história de um menino negro no interior de Minas Gerais, filho de um porteiro e uma prestadora de serviços de limpeza, que sonha virar astronauta da Nasa. Por isso, o garotinho passa o dia assistindo palestras e vídeos sobre astronomia na internet. Com produção da Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, “Marte Um” estreou, em janeiro, no Festival de Sundance (EUA), e chegou aos cinemas brasileiros no último dia 25. O filme também recebeu quatro prêmios no Festival de Gramado: o de Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Prêmio Especial do Júri e Melhor Trilha Musical.
Confira o trailer do filme aqui: https://you tube/_j_FnL5EiL4