Dignidade, inclusão, cidadania são algumas das conquistas efetivas propiciadas aos usuários do Serviço de Transporte Especial Sem Limite, que realiza o translado gratuito de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida do município para escolas e tratamentos médicos, garantindo o direito de ir e vir.
Política pública de Contagem, promovida com recursos, exclusivamente do município, desde 2007, o serviço já beneficiou centenas de pessoas e, atualmente, conta com 378 usuários credenciados e 24 vans disponíveis, com capacidade para transportar até três cadeirantes e seus acompanhantes. Até julho de 2022, o programa recebeu 2.216 solicitações de atendimento fixos (saúde e educação) e 128 solicitações de atendimentos esporádicos, ou seja, aqueles atendimentos que não constam da rota fixa.
Segundo a prefeita Marília Campos, Contagem é uma das únicas cidades mineiras que mantém este tipo de transporte, que é adaptado para auxiliar a pessoa que tem a mobilidade comprometida. “O ‘Sem Limite’ busca a pessoa em casa e a leva para a escola, como também para o tratamento médico. São vans apropriadas para o serviço. Para a pessoa participar, fazemos o cadastro, que tem critérios tanto sociais como econômicos”, explica.
Após uma tentativa de feminicídio há 17 anos, Lidiane Chagas, 35 anos, se tornou cadeirante e, hoje, além de ativista e palestrante da causa contra a violência à mulher, é estudante de direito, estagiária da Procuradoria-Geral do Município e usuária do “Sem Limite”. “O programa tem ajudado muito. Dependia de transporte por aplicativo, o que já me causou situações de constrangimento, porque os motoristas tinham que me carregar e me tirar da cadeira. Na van do “Sem Limites” eu fico mais à vontade, tem o elevador para subir, consigo chegar no compromisso dentro do horário, fora o fato de ser gratuito”, afirma, acrescentando que “o transporte faz acreditar que superar é possível. O “Sem Limite” me ajuda a evoluir”.
Conhecido pelos usuários como Seu Terra, o motorista do programa, desde 2007, Lenício Coimbra, destaca que todos os motoristas que atendem ao programa passam por um treinamento. “Há um regulamento, não é qualquer um que entra. Tem seleção e um curso de qualificação onde o motorista só começa a rodar depois de aprovado. Hoje todos os carros são credenciados, têm tudo gravado, programado e controlado, para passar mais segurança para o usuário e para nós também”, explica.
Ele relata que o trabalho criou uma sensibilidade. “É muito bacana ver pessoas que, às vezes, não teriam a oportunidade de estudar, ter essa chance. Eu fico emocionado e agradeço todo dia, fico feliz por Contagem ter um programa assim”.
A superintendente da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Regina Lopes Silva, afirmou que o Transporte Especial Sem Limite assegura aos credenciados o atendimento digno e acessos a outros direitos: saúde e educação. “O “Sem Limite” cumpre com sua intenção de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência”.
O transporte tem a gestão e execução em formato de responsabilidade intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania; de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar; de Saúde e de Educação, além da Autarquia Municipal de Trânsito e de Transportes de Contagem – TransCon.
Para mais informações sobre o Programa “Sem Limites”, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 3392-2720.