Em função das chuvas registradas nos últimos dias, a Defesa Civil de Contagem intensificou o monitoramento das principais áreas de risco geológico e hidrológico na cidade. Equipes estão percorrendo os bairros, levantando as demandas prioritárias e verificando se há ou não necessidade de interdição de imóveis e encaminhamentos a programas e setores específicos.
Além do monitoramento, todas as atividades relacionadas ao atendimento do cidadão estão em pleno funcionamento, como o setor de Escuta Ativa (199) e o setor de Vistorias. Toda a equipe está em alerta e disponível, inclusive nos plantões noturnos e finais de semana para dar pronta resposta e atender casos de urgência e emergência.
Na quarta-feira, dia 16, a Defesa Civil encaminhou equipes para as sete regiões da cidade (Industrial, Petrolândia, Ressaca, Nacional, Riacho, Sede e Eldorado), e fez o monitoramento visual das vilas Samag e Frigo Diniz, na Regional Industrial, e do córrego Lemp, na Regional Riacho. Não houve desalojados e nem desabrigados no município. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semad contabilizou a queda de seis árvores no município.
Na terça-feira, dia 15, as regiões que apresentaram as maiores precipitações foram Petrolândia, Ressaca e Sede. Foi necessário interditar dois imóveis para garantir a segurança de duas famílias (cinco pessoas) em função do desmoronamento de uma encosta. Foi oferecido abrigo, mas as famílias optaram por ir para casa de parentes. Além disso, foram distribuídos 30 litros de hipoclorito para fazer a limpeza das vias, dois colchões e uma lona.
A subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, ressalta alguns cuidados importantes que a comunidade deve ter durante os temporais. “Não fique em locais que perderam a estabilidade. Se observar numa encosta, árvores inclinadas, não estacione e não permaneça ao lado. Use calçados e evite contato com a água das enchentes, pois pode estar contaminada. Não deixe que as crianças brinquem com essa água. Além disso, evite trafegar por vias próximas a córregos, como a Tereza Cristina e a Francisco Firmo de Mattos. Observe as placas de sinalização que indicam que o local se trata de uma área de inundação. O mais importante neste momento é manter esse olhar cuidadoso e, em casos de urgência, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193)”, orienta.
Aplicativo Waze
Com as chuvas, algumas vias precisam ser interditadas. Todos os desvios e interdições estão disponíveis no aplicativo Waze. A Transcon orienta que a população fique atenta também no aplicativo para evitar transtornos. Evite trafegar durante as fortes chuvas.