Em um jogo de dois times “cascudos”, que se entregaram muito, mas com futebol de baixa qualidade técnica, o Benfica F.C., ao vencer por 1 x 0 a A.A. Ponte Preta, conquistou o título da temporada 2022 do Campeonato Módulo 1. da Liga Desportiva do Município de Contagem (LDMC).
O jogo
Benfica e Ponte Preta chegaram a final da competição devido as excelentes campanhas que fizeram e ambos garantiram o acesso à Divisão Especial do futebol amador de Contagem. Se tecnicamente o jogo não foi dos melhores, sem dúvidas, foi um jogo em que prevaleceu a raça e a vontade de ganhar de ambas equipes.
Não fugindo à regra do que vem acontecendo há anos no Futebol em Contagem, os dirigentes continuam demonstrando que ainda não estão preparados para aceitar os erros das equipes e preferem debitar a culpa da derrota apenas na arbitragem, fazendo com que a indisciplina continue prevalecendo sobre a arte e a técnica dentro do campo.
Com os dois times lutando palmo a palmo pelo espaço do campo, muitas oportunidades de gols surgiram, mas os atacantes erraram nas finalizações ou pararam nas defesas seguras dos goleiros.
Aos 15 minutos, o meia Moisés, o melhor em campo, abriu o placar. O gol surgiu da cobrança de um escanteio pelo lado esquerdo da defesa da Ponte Preta, que falhou, deixando Moisés testar firme no ângulo superior do goleiro, definindo o placar do primeiro tempo em 1 x 0 para o Benfica.
Segundo tempo
Na etapa final, o jogo continuou pegado, com muitas faltas e reclamações contra a arbitragem de ambos os lados. A equipe do Benfica vencendo por 1 x 0 procurou se fechar e sair nos contra-ataques, mas sem muito sucesso nas finalizações.
A Ponte Preta procurava forçar pelas laterais do campo, mas também errava nas conclusões e pouco perigo oferecia ao goleiro adversário, que quando exigido esteve firme em suas defesas. Aos 35 minutos, uma jogada que mexeu com os nervos dos jogadores e dirigentes da Ponte Preta, que reclamaram de uma falta que teria cometido o goleiro do Benfica dentro da área. O árbitro mandou dar sequência na jogada entendendo que foi um lance normal.
Na sequência e já nos acréscimos, um erro infantil do goleiro da Ponte Preta, que ao procurar sair jogando rapidamente, tentou dar um drible no atacante, perdeu a bola e foi obrigado a cometer falta, com o árbitro marcando a penalidade máxima e expulsando o goleiro por ser o último na jogada. Ai começou a confusão e o jogo terminou sem que fosse cobrado a penalidade por invasão e tentativa de agressão de dirigentes da Ponte Preta ao árbitro da partida, que ficaram inconformados com a não marcação de um pênalti a seu favor.
O Benfica foi campeão com: Alexsandro, Rafael Souza, André, Victor, Bernardo, Wander Doulgas, Wellington, Elias, Wesley Resende, Fabio, Wesley Santos, Gleison Vieira, Gleyson Moreira, Hugo, Iuri, Jeffeson, Jonathan, Matheus, Mizrain e Moises.
Ponte Preta atuou com: Alan, Junio Cezar, Alef Lohran, Luciano, Marcos, Luis Felipe, Cleiton, Marcio, Cristiano, Maheus, Daniel, Phelipe Henrique, Dário Martins, Rafael, Eduardo, Rodrigo Cesa, Elismar, Ruither, Gabriel, Gilcinei, Sidney, Gullit, Thiago Ribeiro, Heberton, Wanderson, Igor, José Antônio.