Em visita à Câmara de Contagem, a prefeita Marília Campos participou do encerramento do ano legislativo na casa, no último dia 13. Acompanhada do vice-prefeito, Ricardo Faria, e do secretário de Governo, Pedro Amaral, a prefeita fez um balanço rápido e positivo sobre a parceria do Poder Executivo com o Legislativo neste ano que chega ao fim.
Segundo a prefeita, neste terceiro ano de mandato será possível começar a “colher os frutos” de um trabalho que tem sido feito na cidade e que conta com a parceria com a Câmara. Assim, enumerou 48 projetos de lei e de lei complementar de origem do Executivo votados pelo Legislativo somente em 2022, matérias estas que garantiram o reajuste para mais de 85% dos servidores efetivos da cidade e a celebração de empréstimos que foram essenciais para colocar em prática, especialmente, os programas de asfaltamento e melhoria da mobilidade urbana na cidade. “Projetos importantes como o programa Asfalto Novo e os projetos de valorização dos profissionais da educação e da saúde e de outras categorias”, elencou.
Em 2022, a prefeita também participou da abertura dos trabalhos legislativos, quando na oportunidade entregou o Projeto de Lei sobre a criação do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos da Guarda Municipal de Contagem. Naquele mesmo dia, também foram entregues os projetos de Lei que criavam o salário mínimo municipal e o reajuste a todo o funcionalismo público municipal. “O que vimos foi uma sintonia entre poderes que, embora independentes, se unem em função do bem-estar da população”, reiterou Marília, afirmando que apesar autônomos, os poderes Executivo e Legislativo trabalham juntos.
Sobre o programa “Asfalto Novo”, que vai proporcionar a revitalização de 52 km de vias do município, Marília Campos disse que a primeira das três etapas já se encontra “99% concluída”, e a segunda etapa já será licitada. Nas áreas da Saúde e da Educação, a prefeita destacou a valorização dos servidores e anunciou que os estudos estão sendo feitos para que os ainda não contemplados possam ser beneficiados rapidamente com os reajustes salariais, a fim de acabar com a defasagem da remuneração dos profissionais da administração pública municipal em relação ao mercado de trabalho. Além disso, anunciou a intenção da realização de mais concursos públicos para os próximos dois anos de mandato.
Por fim, a prefeita Marília Campos reforçou o trabalho essencial da Câmara nos avanços recentes da cidade, bem como o empenho dos vereadores na representação de cada bairro e de cada demanda da cidade. “Porque os vereadores e vereadoras recebem as demandas da população sobre a necessidade de melhorias em infraestrutura, lazer e de tudo aquilo que precisa ser feito, e eu escuto atentamente (..). Eles são porta-vozes, também fiscalizam o serviço da Prefeitura e tudo isso é muito importante, porque a gente não dá conta de estar em todos os lugares, e às vezes a voz do vereador nos orienta para aquilo que deve ser prioridade”, disse, reafirmando sua disponibilidade em contribuir para melhorar cada vez mais a vida da população no próximo ano. “Agradeço o compromisso das senhoras e senhores vereadores e a dedicação com nossa cidade”, concluiu.
Na mesma entonação, o presidente da Câmara , Vereador Alex Chiodi disse que a Câmara encerra a sua segunda sessão legislativa “com um saldo extremamente positivo”, ressaltando a participação do Legislativo em todas as políticas públicas de importância praticadas na cidade. Para 2023, o presidente previu ações de grande impacto para o Legislativo, especialmente na avaliação e votação de leis importantes para a estrutura e atração de investimentos da cidade: a revisão do Plano Diretor e a nova Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo.
Os trabalhos administrativos da Câmara de Contagem funcionam normalmente ao longo dos meses de dezembro e janeiro, apesar do recesso parlamentar. A primeira reunião ordinária de 2023 está prevista para o dia 14 de fevereiro, terça-feira, a partir das 9h.