No Giro da Bola com Ivan Marques (Japão) – 12.05.2023 – ‘Vivendo e aprendendo’

‘Vivendo e aprendendo’

Os dirigentes de clubes de futebol amador de Contagem precisam tomar conhecimento de suas responsabilidades ao gerir o clube.  Muitos não têm conhecimentos das leis esportivas e acabam se complicando juridicamente perante os órgãos responsáveis nas esferas municipal, federal e estadual.

Durante o período da pandemia e com o surgimento de instituições fictícias, os dirigentes se iludiram e deixaram de lado a situação documental do clube, como a ata de posse da diretoria, declaração de isenção do imposto de renda, deixaram ficar inapto ou baixados o CNPJ, afastaram da Liga Desportiva, enfim, caíram na própria armadilha que armaram.

Com o retorno da prefeita Marília Campos e de uma Secretaria de Esporte mais atuante e parceira, a situação mudou. Os clubes iniciaram novamente suas atividades após pandemia com a realização do primeiro Copão de Futebol Amador, promovida pela prefeitura de Contagem através da Secretaria de Esporte.  Para disputar a competição era necessário como exigência da organização que os clubes tivessem o CNPJ em dia e muitos foram pegados de surpresas. Os que conseguiram normalizar puderam ganhar as premiações oferecidas e a competição contou com participação de mais de 60 clubes. A Copa serviu para que os clubes se alertassem com suas documentações para que pudessem dar continuidade e participar de outras competições da cidade. É preciso que os dirigentes tenham mais cuidado com a instituição que comandam para evitar caírem em situações que muitos hoje estão vivendo negativamente.

A Liga Desportiva do Município de Contagem (LDMC) retornou com os campeonatos oficiais, conseguiu realizar os campeonatos da Especial, Módulo 1 e Módulo 2 e ainda conseguiu a segunda vaga para a Copa Itatiaia.

Mas, muita coisa mudou, começando pelo ótimo desempenho da Secretaria de Esporte, que vem trabalhando com os pés no chão, não iludindo ou prometendo nada que não possa cumprir e também a Liga com a nova gestão de Ivan Marques Japão, que vem procurando soluções para a entidade e contribuir como os clubes dentro do possível.

A situação dos campos encontrada pela atual gestão municipal não foi nada agradável, começando pelos vencimentos dos TPU’s -Termos de Permissão de Uso – totalmente fora da realidade exigida pelo Poder Público.

Atendendo os anseios das comunidades esportivas e dos clubes que prestam trabalhos sociais gratuitos, a Prefeitura entregou o campo do Bairro Perobas com vestiários, alambrado, e arquibancadas totalmente reformados, além de ganhar iluminação noturna e novas instalações da rede hidráulicas. Em andamento, as reformas dos campos do Estrela de Ouro, Nova Contagem, Recanto da Pampulha, Terrestre, Conjunto Água Branca. Outro passo importante se refere aos novos TPU’s, que deverão ser entregues aos clubes, que passarão a ter compromissos e responsabilidades com o patrimônio público.

Por Ivan Marques/Japão

Desportista, grande conhecedor do esporte amador de Contagem e atual presidente da Liga Desportiva do Município de Contagem (LMDC)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *