A Guarda Civil de Contagem (GCC), após 17 anos de sua criação, tem, pela primeira vez, uma mulher no cargo de comandante da corporação. Na quinta-feira, dia 22, a ex-subcomandante Anita de Carvalho foi nomeada, oficialmente, para o comando da instituição, pela prefeita de Contagem, Marília Campos, em solenidade pública, realizada na escadaria da sede da Prefeitura de Contagem.
O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre eles, a deputada estadual Ana Paula Siqueira, secretários e membros da equipe de governo, vereadores, representantes das forças de segurança municipais e estaduais, guardas civis de vários municípios da região metropolitana e servidores municipais da Prefeitura.
A cerimônia de transição de cargo começou com um agradecimento especial da prefeita Marília Campos, que recebeu em seu gabinete, o ex-comandante e, agora, nomeado corregedor-geral da GCC, Wedisson Luiz. Marília expressou gratidão pelo trabalho realizado por ele, que assumiu o comando da corporação em 2021, em um momento difícil, devido à pandemia da Covid-19. “O ex-comandante Wedisson Luiz cumpriu um papel importantíssimo de dialogar com a cidade, para garantir a imunização das pessoas, proteger e dar segurança a todos. Sua atuação, também, na luta pela valorização da guarda, que era um sonho antigo da instituição, foi fundamental para os servidores. Agradeço, enfim, por todo seu comprometimento e trabalho, para tornar a nossa cidade cada vez mais segura”, ressaltou a prefeita.
Marília cumprimentou a nova comandante pelo desafio aceito e destacou que a principal tarefa é ser capaz de inspirar mais mulheres. “Que você seja uma inspiração, que motive mais mulheres a ocupar novas posições de comando, seja na guarda, nas assembleias legislativas, câmaras municipais e demais espaços de poder na política. O nosso desafio sempre é assumir e conseguir liderar para homens e mulheres”, ressaltou.
A nova comandante destacou a honra em assumir o novo cargo. “Agradeço, primeiramente, à minha mãe, pela força e apoio, desde o início, para eu estar aqui. A vida nos coloca no lugar certo, na hora certa. E lugar de mulher é onde ela quiser. Eu vou trabalhar com muita inspiração e dedicação para abrir portas para mais mulheres. Sou a primeira e não serei a última”, afirmou emocionada.
Durante seu discurso, também, emocionado, o ex-comandante Wedisson Luiz, que ingressou na guarda, em 2006, em primeiro lugar no concurso, agradeceu aos seus instrutores e mentores, pelo caminho de estudos, trabalho e experiências diversas, que o preparam para o comando da guarda municipal.
A Secretária de Defesa Social Viviane França frisou que, assim como a prefeita, que representa a história de muitas mulheres, a nova comandante da guarda vai pensar e trabalhar por todos. “Anita tem competência, história e humanidade. Contagem grava mais uma vez a sua história, porque essa cidade elegeu democraticamente uma mulher a nossa prefeita Marília Campos. Mas não é apenas uma mulher, é uma mulher que luta pela nossa causa e por paridade. Por isso que estamos aqui escrevendo essa história. Tendo uma mulher conduzida ao comando de uma instituição que, em 17 anos, foi ocupada apenas por homens”, pontuou, destacando, ainda, uma série de políticas públicas reconstruídas na instituição com o retorno da prefeita Marília em 2021. “A começar pelo plano de cargos e salários, mas também parcerias com universidades, a primeira academia da Guarda Civil e pela primeira vez na história, com um escopo psicológico, que se preocupa com a saúde mental destes profissionais, que trabalham sete dias por semana, 24 horas por dia, enfatizou.
Marília e a secretária de Defesa Social, Viviane França, fizeram uma homenagem ao ex-comandante da guarda, Wedisson, e a atual comandante, Anita, presenteando-os com um certificado de agradecimento pelos serviços prestados.
Trajetória na corporação
Anita de Carvalho fez parte da primeira turma da instituição. Depois de um ano, ocupou cargo de confiança de chefe de grupamento da GCC. Em 2021, foi nomeada para o cargo de subcomandante da Guarda Civil.
Ao longo dos 17 anos, Anita exerceu as funções de coordenadora da Central de Comunicação e Coordenação (CCOP), Comissão Processante – Corregedoria da Guarda Civil, Coordenação-Geral de Turno – Fiscop; instrutora de comunicação operacional e armamento e fez parte da comissão de criação do estatuto da Guarda Civil de Contagem.
Como subcomandante, Anita ajudou a estabelecer normas que asseguram qualidade e segurança no ambiente de trabalho para a guarda civil gestante com filho de até seis meses de idade. Além disso, foi responsável, também, pela criação do laboratório de inovação da Guarda Civil, ambiente colaborativo que busca fomentar a criatividade, a experimentação e a inovação, por meio da adoção de metodologias ativas e da cocriação na resolução de problemas.
Juntamente ao comando da Guarda Civil, trabalhou na inauguração da piscina e da academia do Centro Integrado de Defesa Social (Cids), e na criação do plano de carreiras, tendo como prioridade a saúde e a caminhada profissional do servidor da Guarda Civil.
Para a guarda civil Lidiane Aparecida Barbosa, ter uma mulher como comandante é motivo de orgulho. “Estou emocionada, não só por ela ser mulher, mas pela competência e o trabalho dela, que tenho acompanhado. Ela é uma inspiração para todas nós, mulheres da guarda. Tenho certeza que fará um excelente trabalho como comandante”, afirmou.
O chefe de gerenciamento da guarda, Marco Aurélio, disse que ficou feliz com a escolha do nome. “Anita é a primeira mulher a ter este cargo na guarda, isto é histórico. Ela não foi escolhida por acaso, é muito competente. E, por isso, nós temos ótimas expectativas com ela no comando da guarda”, elogiou.