Autoria do vereador Pastor Itamar: ações e memórias dos grupos e denominações evangélicas serão preservadas e protegidas
A Cultura Evangélica passa a ser reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial de Contagem e terá celebrações incluídas no Calendário Oficial do Município. “O Dia da Cultura Evangélica” será comemorado em 31 de outubro de cada ano. A lei que estabelece e fixa as comemorações é a de Nº 5.357 de 15 de maio de 2023. A autoria é do vereador Pastor Itamar.
A lei que institui a Cultura Evangélica como patrimônio de Contagem preservará ações e memórias de grupos e denominações evangélicas abarcando a forma de expressão cultural, os modos de criar, fazer e viver, as criações expressões artísticas ligadas ao grupo social evangélico, os conjuntos urbanos, sítios e prédios de valor histórico e paisagístico.
O patrimônio cultural evangélico também será promovido e protegido pelo poder público em parceria com a comunidade, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e outras formas de acautelamento e proteção.
De acordo com o vereador Pastor Itamar, essa é uma excelente notícia para todos os evangélicos da cidade. “Estou feliz e realizado por ter contribuído para que essa lei fosse sancionada. O Dia da Cultura Evangélica é um marco na história de Contagem e uma grande vitória para o povo evangélico”, relatou.
A escolha da data estipulada para as celebrações, 31 de outubro, tem forte apelo social e ocorrerá no mesmo dia do aniversário da Reforma Protestante ocorrida em 1517.