Rede Lius Agostinianos vai oferecer serviços e soluções educacionais inovadoras; entre as estratégias anunciadas estão a construção de nova unidade do do Colégio Santo Agostinho, abertura de uma unidade social e a oferta da solução educacional Campus
Os freis agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, que, desde 1934, atuam na educação como mantenedouros do Colégio Santo Agostinho e escolas sociais, anunciam a criação da Rede Lius Agostinianos: uma marca que representa instituições que atuam de forma independente, fazendo a gestão de centros educativos e desenvolvendo soluções educacionais para o segmento, além de visar a formação religiosa de Freis Agostinianos. A atuação em rede foi instituída, com o objetivo de levar para milhares de crianças e jovens uma educação impulsionadora, a partir de novas unidades e soluções educacionais atuais, inovadoras e centradas no educando.
As quatro unidades do Colégio Santo Agostinho (em Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima), o Centro Agostiniano em Ecologia Integral ilAli (em Mário Campos) e as escolas sociais em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo passam a ser chancelados pela Rede Lius Agostinianos. Para os próximos anos, a meta é expandir a rede pelo Brasil por meio de aquisições, parcerias e oferta de serviços e soluções educacionais.
Dentro da estratégia de expansão, uma nova unidade será lançada, no Alphaville Lagoa dos Ingleses, com capacidade para mais de 1000 estudantes, aproximadamente, e previsão para ser inaugurada até 2027. Além disso, uma unidade social será aberta em Fortaleza, na Região da Barra do Ceará, ainda em 2024. No local serão atendidas, inicialmente, 100 crianças e jovens, entre 6 e 15 anos. A Província possui, há alguns anos, presença missionária da região, que tem grande índice de vulnerabilidade social.
“Em nosso mapa estratégico, prevemos levar para todas as regiões brasileiras a educação agostiniana. Iniciaremos o processo de ampliação da atuação em cidades mineiras”, adianta Márcio Horta, diretor geral da Rede Lius Agostinianos. Ele conta que todas as escolas que passarem a integrar a rede vão adotar a filosofia e a metodologia de ensino do Colégio Santo Agostinho.
O movimento de criação do ecossistema educacional surgiu em 2020, a partir de mudanças e evolução nos processos administrativos e pedagógicos nas unidades do Colégio Santo Agostinho e nas escolas sociais agostinianas. Para definição do posicionamento, diretrizes, criação do nome e marca, a rede contou com o apoio da consultoria de marca Interbrand, ao longo de 2022, período em que foram realizadas pesquisas com diversos públicos e elaborado um estudo completo de mercado, cenários e contexto. Na sequência, foram desenvolvidos o nome, a marca, a identidade visual, o posicionamento e os objetivos da marca Rede Lius Agostinianos.
“O lançamento da rede é um marco inicial das comemorações dos 90 anos do Colégio Santo Agostinho e ocorre no mês em que celebramos o nosso patrono. O nome é inspirado em Aurelius Augustinus, o Santo Agostinho. Além de ser uma homenagem, também faz referência à luz e ao conhecimento; é sobre iluminar novas ideias, trazer claridade para os diferentes caminhos”, explica Frei Luiz Antônio Pinheiro, presidente da Rede Lius Agostinianos.
Estrutura e soluções educacionais
Por meio de modelos atuais, inovadores e centrados no estudante, a rede continuará a oferecer uma educação que aproxima e potencializa pessoas. Para isso, a marca é integrada por três instituições: a Ação da Província Nossa Senhora da Consolação e Correia (ANCORA), que é uma organização encarregada da gestão da vida religiosa da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil; a Sociedade Inteligência e Coração (SIC), que é a associação filantrópica mantenedora dos centros educativos; e a Metacordis Associação Agostiniana, uma organização sem fins lucrativos responsável pela oferta, criação e desenvolvimento de serviços e soluções educacionais.
Um dos primeiros produtos que serão ofertados pela Rede Lius é o Campus, uma solução educacional que permite, por meio de uma plataforma on-line, a gestão da aprendizagem por dados, gerando diversas informações qualitativas para professores, gestores educacionais, famílias e estudantes. Com ele é possível ter dados sobre o desenvolvimento e o desempenho acadêmico individual do aluno, o que direciona com maior efetividade a prática pedagógica. A solução já está implantada em todas as unidades do Colégio Santo Agostinho e logo chegará ao mercado.
Márcio Horta ressalta que, com a implantação da Rede Lius, a excelência acadêmica do Colégio Santo Agostinho e das escolas sociais agostinianas continua a mesma. “Já atuamos como uma rede, integrada e com os mesmos valores. O que muda é que ganhamos mais força para alcançar nosso objetivo de levar a inovação da nossa escola agostiniana para mais pessoas e lugares, por meio de um modelo educacional contemporâneo, vivo, dinâmico e da oferta de serviços e soluções educacionais.
Essa mudança vem para somar e contribuir com o crescimento e evolução da instituição. “Entre os benefícios funcionais e emocionais que a rede oferece estão a excelência pedagógica; a formação integral, que vai além do vestibular e prepara o educando para o mundo; uma história que atribui credibilidade e a tecnologia, que aqui está sempre a serviço da educação”, afirma.