A educação física é um componente curricular que envolve sim muita diversão, porém é baseada em uma metodologia de ensino e objetivos que vão além das brincadeiras e esportes e aprimoram comportamentos através de competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Atualmente nas escolas, a educação física não é somente a prática de esportes de maneira a agregar apenas aqueles alunos que têm aptidão para o desenvolvimento de categorias esportivas, mas converge para a inclusão de todos os alunos, trabalhando o respeito às diversas manifestações culturais e as características corporais de cada indivíduo.
Quais os objetivos da educação física escolar?
O objetivo principal da educação física escolar é promover o interesse dos alunos pelos exercícios, de modo que adquiram consciência dos benefícios promovidos a saúde por meio dessa prática, assim como pelo estímulo das funções cognitivas que envolvem a atenção, o raciocínio lógico e a memória, consequentemente melhorando o desempenho escolar dos estudantes.
Não podemos esquecer dos objetivos relacionados ao respeito mútuo, a solidariedade e a valorização do outro, aprendendo a trabalhar em equipe e a respeitar regras através de atitudes empáticas, pela aceitação das diferentes culturas e expressões corporais diversas.
Podemos destacar uma lista de objetivos que dialogam com as competências educacionais da educação física:
– Compreender a cultura corporal de movimento;
– Conseguir planejar e aplicar estratégias para resolução de desafios;
– Refletir sobre a relação da prática da educação física com os benefícios corporais envolvendo a saúde física e mental;
– Identificar a multiplicidade de padrões corporais de forma crítica e reflexiva;
– Desenvolver comportamentos não discriminatórios com relação ao corpo do outro e ao seu próprio corpo;
– Adquirir valores a partir da socialização e prática da educação física;
– Conhecer a educação física como um direito, de modo a experimentar e desfrutar, assim como criar brincadeiras e jogos em diversidade e coletivamente;
E seus benefícios?
A educação física escolar promove incontáveis benefícios para todos aqueles que estão envolvidos neste processo.
Quando estamos falando de educação física escolar, devemos ter em mente que as suas vantagens perpassam a sala de aula, chegando ao dia a dia das crianças e adolescentes em suas várias vivências sociais.
Dentre os benefícios desta prática, podemos listar algumas vantagens inquestionáveis promovidas por ela: desenvolvimento motor, socialização, crescimento pessoal, aumento da autoestima, consciência corporal, redução do estresse e qualidade de vida
Por: St Nicholas
“Podemos concluir que a educação física é fundamental, importantíssima em todos os segmentos da educação básica, pois, promove a socialização, espírito em equipe, bem como a prática esportiva. A educação física é uma ponte muito importante para a trabalhar com os alunos à socialização, as regras de convivência, princípios e valores.
Para obtenção dos resultados positivos é necessário que o professor seja exemplo! Motivador, precisa também ter autonomia para coordenar e despertar sobre esses significativos valores a serem desenvolvidos pelos alunos, transformando o meio em que vive.
Vale ressaltar que a aula de educação física é uma das mais esperadas pelos alunos. A expectativa por essa aula sempre é muito grande pelo corpo discente. A chegada do professor em sala de aula para ministrar a sua aula cria uma energia muito positiva.
Torna-se importante enfatizar que essa disciplina é um componente curricular envolvendo muita diversão sim, mas é uma metodologia de ensino com os seus objetivos muito bem definidos que vão muito além das brincadeiras e esporte. Essas aulas aprimoram comportamentos através de competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular -BNCC.”
(*)Luzedna Glece
Diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.