Realizado pelo Instituto Unimed-BH e pela Coreto Cultural, o programa leva novas oportunidades a jovens e crianças do município, por meio atividades formativas ligadas à produção cultural. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro
O Programa Somos Comunidade – iniciativa do Instituto Unimed-BH e da Coreto Cultural, que atua, desde 2012, no Morro das Pedras, em Belo Horizonte – chega ao município de Contagem. A iniciativa busca fomentar o empreendedorismo social, a economia criativa e a transformação social por meio da arte, de atividades formativas e da construção coletiva do conhecimento. Serão ofertadas oficinas e palestras nas áreas de empreendedorismo e de formação artística. O programa é direcionado a artistas e pessoas interessadas em geral que buscam ampliar o conhecimento no mercado de produção cultural. Todas as atividades são gratuitas e os participantes recebem certificado digital. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de setembro, pelo site www.somoscomunidade.com.br/contagem. Mais informações no site ou pelo Instagram do projeto @somoscomunidade.
Somos Comunidade – Contagem
Com foco na ampliação do conhecimento sobre as realidades dos dois territórios atendidos e no fortalecimento da rede de lideranças, o programa Somos Comunidade 2023 é realizado em seis etapas: mapeamento sociocultural, escuta, formação, mostra de artes cênicas, avaliação e contrapartida social. A cena cultural de Contagem é diversificada e composta por talentos locais que atuam na dança, música, teatro e outras manifestações artísticas. São centenas de pequenos, médios e grandes grupos, trupes, associações e institutos culturais e outras entidades e organizações que se apresentam e/ou desenvolvem projetos que beneficiam a população e movimentam a cadeia econômica da cultura.
Com isso, o Somos Comunidade chega a Contagem com o objetivo de valorizar ainda mais o trabalho já desenvolvido, formar talentos, promover a cidadania e valorizar a contribuição das comunidades na história e no desenvolvimento do município. Em 2023, o programa vai promover oficinas presenciais sobre conteúdos ligados à produção cultural: Cenografia; Confecção de Figurinos e Adereços; Maquiagem Artística; Som, Luz e Projeção; Elaboração de Projetos Culturais; Divulgação nas Redes Sociais; Foto e Vídeo; e Confecção de Tambores e Ritmos. As palestras serão gravadas e disponibilizadas no site e no Youtube do Somos Comunidade.
Outra etapa do Somos Comunidade já em andamento em Contagem é o Mapeamento, etapa feita por meio de entrevistas com a comunidade, com o objetivo de conhecer ou aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, a fim de estabelecer um diagnóstico para subsidiar o desenvolvimento das demais etapas do programa e, também, promover o engajamento dos moradores nas suas atividades. Atualmente, comunidades de oito regionais já foram ouvidas, somando 12 grupos, sendo mais de 20 horas de escuta e registros.
“O Instituto Unimed-BH completou 20 anos e por duas décadas vem realizando diversos projetos em Belo Horizonte e região metropolitana que têm grande impacto social, promovendo a geração de trabalho e renda e criando oportunidades. Depois de anos realizando o Somos Comunidade no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, estamos chegando em Contagem com o objetivo de ampliar a nossa atuação e reforçar o nosso compromisso com o desenvolvimento local e com a tranformação social nas comunidades onde temos atuação”, afima a diretora-presidente do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes.
SERVIÇO – Somos Comunidade 2023 Contagem
Período de inscrição – até 15 de setembro 2023
Pelo site:www.somoscomunidade.com.br/contagem. Vagas limitadas.
Público-alvo: a partir de 14 anos. Preferência para moradores de Contagem e região.
Mais informações pelo sitewww.somoscomunidade.com.br/contagem ou pelo Instagram do projeto @somoscomunidade.
PROGRAMAÇÃO – CONTAGEM
OFICINA 1: CENOGRAFIA – Com Alexandre Colla
Aprenda, na prática, a produzir cenários de espetáculos a partir do uso de técnicas
multidisciplinares.
Início: 12 de setembro
Datas das aulas: 12/09,19/09, 26/09 e 03/10, das 13h às 17h
Local: CircoLar (Travessa C-5, 521 – Eldorado, Contagem)
Duração: 16 horas (quatro aulas)
Professor: Alexandre Colla. Figurinista, ator, artista plástico, cenógrafo, carnavalesco e professor de Artes. Premiado diversas vezes por trabalhos com figurinos de espetáculos teatrais e musicais.
OFICINA 2: CONFECÇÃO DE FIGURINOS E ADEREÇOS – Com Ricca Costumes
Aprenda a compor, criar, produzir e executar figurinos para diversas manifestações das artes cênicas.
Início: 2 de setembro
Datas das aulas: 02/09, 16/09, 23/09 e 30/09, das 9h às 13h
Local: CircoLar (Travessa C-5, 521 – Eldorado, Contagem)
Duração: 16 horas (quatro aulas)
Professor: Ricca Costumes. Artista plástico e figurinista. Desenvolve trabalhos com criação e confecção de figuras imaginárias, objetos cênicos e ambientação cênicas para festivais, espetáculos teatrais, cinema e TV.
OFICINA 3: MAQUIAGEM ARTÍSTICA – Com Gabriela Dominguez
Aprenda a fazer maquiagens para apresentações artísticas por meio de técnicas profissionais.
Início: 13 de setembro
Datas das aulas: 13/09, 20/09, 27/09 e 04/10, das 13h às 16h30
Local: CircoLar (Travessa C-5, 521 – Eldorado, Contagem)
Duração: 14 horas (quatro aulas)
Professora: Gabriela Dominguez. Atriz, artista visual, maquiadora profissional e drag queen atuante na cena belo-horizontina. Assina a maquiagem de diversas produções teatrais, musicais e cinematográficas.
OFICINA 4: SOM, LUZ E PROJEÇÃO – Com Bruno Cerezoli
Conheça teorias e equipamentos para dominar a técnica de apresentações artísticas que emocionam. Explore a relação entre fotografia, vídeo e iluminação, dominando os recursos da arquitetura cênica.
Início: 5 de setembro
Datas das aulas: 05/09, 06/09, 12/09, 13/09, 19/09, 20/09, 26/09 e 27/09, das 18h30 às 21h30
Local: Escola Municipal Heitor Villa Lobos (Praça Marília de Dirceu, 20 – Inconfidentes, Contagem)
Duração: 24 horas (oito aulas)
Professor: Bruno Cerezoli. Formado em Artes Cênicas, especialista em Lighting Design e MBA em Gestão de Projeto, atua na área desde 2005. Recebeu diversos prêmios ela atuação como iluminador.
OFICINA 5: ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS – Com Aline Tavares
Conheça as etapas de elaboração de projetos culturais: descrição, objetivo geral e específicos, justificativa, checklist, orçamento, cronograma, fases de execução, acesso e formação de público, acessibilidade e comunicação.
Início 12 de setembro
Datas das aulas: 12/09, 19/09 e 26/09, das 18h às 22h
Local: Escola Municipal Heitor Villa Lobos (Praça Marília de Dirceu, 20 – Inconfidentes, Contagem)
Duração: 12 horas (três aulas)
Professora: Aline Tavares. Jornalista, produtora cultural, especialista em gestão de projetos, diretora da Bravo! Comunicação e Gestão de Projetos.
OFICINA 6: DIVULGAÇÃO EM REDES SOCIAIS – Com Carol Braga
Crie ou turbine seu negócio por meio da apropriação de estratégias, conceitos e do uso prático das ferramentas disponíveis para as redes sociais, com produção de conteúdo voltado para a cultura e a economia criativa.
Início: 11 de setembro
Datas das aulas: 11/09, 18/09 e 25/09, das 18h às 22h
Local: Escola Municipal Heitor Villa Lobos (Praça Marília de Dirceu, 20 – Inconfidentes, Contagem)
Duração: 12 horas (quatro aulas)
Professora: Carol Braga. Jornalista cultural, editora e idealizadora do portal Culturadoria, consultora em comunicação digital e professora universitária.
OFICINA 7: FOTO E VÍDEO – Com Fernando Moura
Aprenda a usar a fotografia tirada com celulares e também as ferramentas gratuitas de tratamento e edição de imagem disponíveis no ambiente digital, tendo como foco a produção de layouts atrativos e o sucesso da divulgação de projetos.
Início: 13 de setembro
Datas das aulas: 13/09, 20/09 e 27/09, das 18h30 às 21h30
Local: Escola Municipal Heitor Villa Lobos (Praça Marília de Dirceu, 20 – Inconfidentes, Contagem)
Duração: 9 horas (três aulas)
Professor: Fernando Moura. Publicitário e design, especialista em desenvolvimento de materiais gráficos para campanhas e projetos diversos.
OFICINA 8: CONFECÇÃO DE TAMBORES E RITMOS – Com Jorge dos Santos
Aprenda quais são os materiais e as técnicas utilizadas na construção de instrumentos de percussão, em especial os tambores. Conheça também os ritmos, cantos, danças e rituais presentes no Congado.
Início: 17 de outubro
Datas das aulas: 17/10, 18/10, 19/10, 20/10 e 21/10, das 18h às 21h
Local: Comunidade dos Arturos (Rua da Capelinha, 50 – Jardim Vera Cruz – Contagem)
Duração: 15 horas (5 aulas)
Professor: Jorge dos Santos. Liderança cultural na Comunidade Quilombola dos Arturos, produtor cultural e Capitão da Guarda de Moçambique
Somos Comunidade – Quem somos
O Somos Comunidade é a evolução do Festival Cultural Instituto Unimed-BH, apresentado desde 2012, uma iniciativa vencedora que levava ao palco centenas de crianças e jovens do Morro das Pedras para a apresentação de um espetáculo anual nos melhores teatros da cidade. Ano a ano, fortalecido em sua natureza de potência coletiva, em 2018 o Festival já não cabia mais apenas nos melhores teatros e ganhou as ruas para mostrar o talento e a identidade do Morro: nascia o movimento artístico Somos Comunidade. Desde então, o projeto vem sendo transformado por essa relação cada vez mais próxima com a comunidade Morro das Pedras.
Em 2020, a Coreto Cultural e o Instituto Unimed-BH apresentaram um novo formato do Somos Comunidade, que busca conhecer a realidade dos territórios, incentivar a participação dos moradores e estimular a formação e o empreendedorismo. A nova formatação e a metodologia empregada permitem a expansão do programa para outras comunidades, como é o caso de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que passa a fazer parte do Somos no ciclo 2023.
Somos Comunidades – Metodologia
A metodologia empregada em cada ciclo estimula a autonomia e o protagonismo dos participantes, permeada por um amplo processo de escuta e de participação das comunidades atendidas.
Mapeamento
Produzido por meio de entrevistas com a comunidade, o mapeamento tem como objetivo conhecer ou aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, a fim de estabelecer um diagnóstico para subsidiar o desenvolvimento das demais etapas do programa e, também, promover o engajamento dos moradores nas suas atividades. Planejamento: o objetivo é detalhar ações práticas que podem alavancar o empreendedorismo social criativo e cultural, fomentando o desenvolvimento de negócios, aptidões e melhorias da comunidade, e envolver os talentos já identificados nas etapas anteriores nos processos artísticos e operacionais do ciclo. A etapa é adaptada à realidade de cada território e ao conhecimento acumulado sobre as comunidades. Formação: o programa estrutura uma grade de oficinas formativas a partir das vocações, necessidades e expectativas apontadas em torno do desenvolvimento comunitário e da formação profissional ligada à cultura e à economia criativa. Além da aquisição de conhecimento, os participantes também desenvolvem produtos e serviços que serão aproveitados na produção e na criação artística da etapa seguinte. Apresentações artísticas: em forma de mostras, festivais ou de performances que envolvem teatro, dança, música, literatura e outras expressões artísticas, a etapa apresenta o resultado do engajamento e do aprendizado adquirido em todo o programa pelos alunos das oficinas, agentes culturais, empreendedores e artistas das comunidades beneficiadas. Avaliação: os participantes do programa se reúnem em rodas de conversa para compartilhar aprendizados, experiências e histórias vividas durante o ciclo. As reflexões de artistas, alunos, empreendedores, produtores e demais atores que estiveram no programa contribuirão para aprimorar a realização de edições futuras. Palestras de contrapartida: o Somos Comunidade realizará palestras sobre conceitos e técnicas básicas do campo das artes cênicas para alunos e professores de escolas públicas e para crianças e jovens de projetos socioculturais em Contagem e na região do Morro das Pedras. As palestras fazem parte das contrapartidas sociais previstas pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e devem ser voltadas à formação cultural – como a realização de apresentações, cursos, oficinas e palestras.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.