A população de Contagem ganhou, no final de setembro, um presente importante que vai qualificar a saúde pública do município e impactar positivamente a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade: um Centro de Imagens, com equipamentos de última geração. O novo espaço representa um avanço relevante no sistema de saúde municipal, e integra o plano de modernização do Hospital Municipal de Contagem, que tem o objetivo de aprimorar a prestação de serviços de saúde à população.
Aparelho de raio-x e ecocardiograma, colonoscópico, endoscópico, ultrassons digitais e um tomógrafo, com tecnologia avançada, com capacidade para fazer 1.500 tomografias mês, compõem o espaço e vão oferecer ao cidadão de Contagem o que há de mais moderno para diagnósticos precisos de imagem. O investimento ultrapassa mais de R$ 4 milhões. Para facilitar o acesso e trazer mais conforto aos pacientes, todos foram reunidos em um único espaço, amplo e confortável.
Segundo a prefeita Marília Campos, o maior desafio da cidade é a saúde, mas que em sua gestão tem-se avançado muito. “Eu sei que temos muito mais a comemorar do que reclamar. Sei que há problemas. Estamos fortalecendo o SUS a cada vitória. O avanço que precisamos, ainda fazer, é muito grande, mas o primeiro passo está sendo dado”, disse a prefeita.
Na cerimônia de entrega do Centro de Imagem, a prefeita de Contagem, Marília Campos, assinou a ordem de serviço para a revitalização das fachadas do Hospital Municipal, UPA JK e UPA Vargem das Flores. Nesses contratos ainda estão a reforma do primeiro pavimento da UPA JK e da UPA Vargem das Flores e também a ordem de serviço para a construção do novo almoxarifado no Centro de Apoio Hospitalar. “Eu me dedico muito à gestão, faço o acompanhamento, sugiro, apoio, cobro. Não fico presa dentro do gabinete, sou uma pessoa que gosta de ir para as unidades (de saúde), conhecer os problemas, porque é lá que muitas vezes estão as soluções. Eu sabia que o nosso desafio ia ser enorme, mas não imaginava que fosse ser tão grande. Eu comecei a me dar conta disso, não somente porque estávamos em meio a pandemia, mas ao visitar as unidades e ver de perto, porque a saúde deixava muito a desejar para os nossos cidadãos”, afirmou Marília.
O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, enfatizou que Contagem tem feito movimentos importantes para melhorar cada vez a assistência, as condições de trabalho. “O que temos feito em Contagem é a reconstrução da saúde na cidade”, ressaltou.
Modernização do HMC
O plano de modernização do Hospital Municipal prevê um investimento total de aproximadamente R$20 milhões e inclui reformas, ampliações e a revitalização das estruturas, contratos e modernização do parque tecnológico. O plano é uma resposta ao crescimento contínuo do Complexo Hospitalar que tem em seu quadro mais de 1.700 colaboradores, 238 leitos, oferece mais de 20 especialidades médicas, registrando uma média de 942 internações/mês.
Em breve também serão realizadas outras melhorias, que incluem a construção de uma nova enfermaria com 40 leitos, a ampliação e reforma do CTI para 20 leitos, além da reforma do ambulatório.
Mais melhorias para o servidor e para o cidadão
Marília elencou algumas melhorias efetivadas, como as recomposições salariais das categorias da saúde, com destaque para o técnico de enfermagem, que ganhava menos que um salário mínimo e teve 56% de recomposição; a equiparação dos salários pagos em Contagem com os valores pagos em cidades da região metropolitana; e a articulação feita junto ao governo federal para assegurar o pagamento do piso da enfermagem a todos os profissionais da rede SUS Contagem.
Olhando para o futuro, consciente dos desafios, a prefeita Marília Campos destacou também a importância da revitalização das fachadas do Hospital Municipal e das UPAs Vargem das Flores e JK, além da reforma do primeiro pavimento dessas duas unidades de Pronto Atendimento. “Não são apenas obras para melhorar a aparência. É também para melhorar, de fato, o serviço e também as condições de trabalho dos nossos servidores”, afirmou Marília Campos.
A prefeita aproveitou a oportunidade para informar as melhorias que serão implementadas no sistema de saúde do município a partir de outubro, como a chegada de 200 profissionais do Programa Mais Médicos e o funcionamento de dez Unidades Básicas de Saúde até às 22h, o que vai melhorar a demanda nas UPAs. “Vamos iniciar tudo com cautela, pois os recursos são finitos, não nos esqueçamos”, ponderou.
Centro de Imagens do HMC
O Centro de Imagens conta com um tomógrafo de 32 canais, que garante maior segurança e agilidade nos exames. O equipamento tem capacidade de produzir 16 ou 32 cortes, de 0.6mm de espessura, em 0.75 segundos de tempo de aquisição, com qualidade de imagem ampliada. O console de operação tem um sistema operacional simplificado, facilitando a realização dos exames, além de disponibilizar uma série de ferramentas de pós-processamento. O aparelho utiliza tecnologia de ponta, incorporando os mais recentes avanços na área de diagnóstico por imagem.
Também serão realizados exames de raio-x – com tecnologia digital, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma e ultrassons, em um único espaço, mais confortável e privativo para os pacientes. A estrutura do novo Centro de Imagens conta com uma sala de espera, separada do ambulatório; sala de macas, três salas para a realização de exames, sala de recuperação com três boxes, banheiros com acessibilidade, uma área administrativa climatizada para os funcionários e uma entrada exclusiva para pacientes que necessitam de exames de urgência.
Outro impacto significativo será o sistema da MV Vivace que permitirá o acesso do paciente aos exames via portal, podendo verificar as imagens e laudos.