A Casa de Cacos, um dos mais importantes patrimônios culturais e históricos da cidade, voltou a receber o público, após ficar temporariamente fechada devido a um processo de restauração estrutural, que perdurou de setembro de 2023 ao início deste ano.
Para celebrar a reabertura, o local está recebendo uma oficina de mosaico, ministrado pela renomada artista Cris Leão. Na ocasião, os participantes podem fazer um quadro em moldura, feito com cacos de azulejos, além de conhecer um pouco mais sobre a história dos mosaicos pelo mundo e da própria Casa de Cacos. A atividade é inteiramente gratuita e aberta ao público. Não é necessária inscrição prévia e o material utilizado na oficina será cedido pelo espaço. “É uma alegria a reabertura da Casa de Cacos”, destacou o secretário municipal de Cultura, Ramon Santos. “Além de ser um local histórico, trata-se de um espaço de pertencimento e acolhimento para todo cidadão contagense e os turistas que vêm nos visitar”, ressaltou.
A Casa de Cacos voltou a funcionar no tradicional horário: de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h e, aos domingos, das 9h às 13h.
Casa de Cacos
A Casa de Cacos é um casarão histórico localizado na rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, no bairro Bernardo Monteiro, em Contagem. Construído e revestido com mosaicos de louças e cerâmica, incluindo paredes, móveis e utensílios domésticos, o espaço foi idealizado pelo geólogo Carlos de Almeida, e foi construído ao longo do tempo, levando quase 30 anos para ser finalizado.
O casarão foi adquirido pela Prefeitura de Contagem em 1991 e tombado conforme decreto 10.445, de 14 de abril de 2000. Todavia, em 2005, por questões de segurança, o lugar acabou interditado e fechado pela Defesa Civil, reabrindo apenas em agosto de 2022, durante o aniversário da cidade, após a revitalização proporcionada pela atual gestão administrativa.