Integrantes do projeto Trampolim de Contagem foram destaque internacional no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim, disputado entre 15 e 19 de maio, em Lima (Peru). A equipe brasileira de Ginástica de Trampolim – composta por 20 atletas, sendo 11 deles de Contagem – retornou para Belo Horizonte com muitas medalhas e orgulhosa com o resultado.
Os atletas de Contagem conquistaram 14 medalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Destaque para Eduarda Vicente, atual campeã sul-americana júnior de Ginástica de Trampolim, de 13 anos, que ganhou dois ouros e uma prata; e Gabriela Rodrigues, atual campeã brasileira júnior, de 15, dona de um ouro, uma prata e um bronze.
Para Gabriela Rodrigues, era um sonho voltar a disputar o Pan, onde conquistou em 2022 o título júnior e, em 2023, foi vice-campeã. “Eu me dediquei aos treinos, mas tentando, também, controlar o nervosismo. Volto para o Brasil com a sensação de missão cumprida. Neste ano, o campeonato foi muito disputado, com a presença dos EUA. O terceiro lugar foi muito gratificante, pois fiquei apenas atrás das americanas”, disse.
Os irmãos Wallace (19) e Vinícius Celestino (21) contribuíram para a conquista da equipe sênior brasileira, que levou a prata na competição por equipes.
Irmão unidos no esporte
Vinícius e Wallace Celestino chegaram ao projeto social Trampolim quando tinham 8 e 6 anos, respectivamente. A dupla começou no esporte em 2011 e continuam juntos até hoje. São parceiros nos treinos e levam o companheirismo para as competições.
Cursando educação física, Vinícius trabalha como estagiário no projeto e é uma referência para os alunos mais novos. Juntos, superaram a perda da mãe, em consequência de um AVC, aos 47 anos, e encontraram no esporte o apoio e a coragem para continuar lutando e correndo atrás dos sonhos.
Para Vinícius Celestino, a emoção de estar no Pan é muito grande: “Conquistar o vice-campeonato sênior por equipes e ganhar a medalha de prata no sincronizado ao lado do meu irmão é muito bom. O motivador principal disso tudo é a nossa mamãe. É muito gratificante poder honrar o nome dela e extrair o máximo do meu potencial em cima do trampolim. Ficamos realizados também pois sabemos que esses resultados são importantes para a ginástica de Contagem e do Brasil e aumentam a visibilidade do nosso esporte”, pontuou
Projeto em Contagem
O projeto Trampolim de Contagem é um centro de treinamento e formação de atletas com cinco unidades. Atualmente, mais de 1 mil crianças frequentam as aulas de trampolim, com uma fila de espera grande.
Cristina Trópia diz com orgulho desse projeto que coordena há 25 anos. “Somos referência em projetos sociais de ginástica no país. Sabemos do desafio de levar adiante esse projeto. O esporte é um caminho para jovens e acreditamos no potencial de vida desses atletas. Ajudá-los a buscar uma disciplina, focar numa atividade esportiva, trabalhar relações sociais e entender os princípios de uma competição são experiências para o resto da vida”, destacou.
O projeto conta com a parceria da Prefeitura de Contagem e de algumas instituições, entre elas a Fundação ArcelorMittal, por meio da lei de incentivo de Minas Gerais. A Fundação ArcelorMittal tem o esporte como um dos seus eixos prioritários de atuação e, há mais de três décadas, atua na formação de atletas. Está presente em 33 cidades e apoia 15 modalidades esportivas em todo o país.