Uma reunião realizada na segunda-feira, dia 17, entre a Prefeitura, Núcleo Industrial Riacho das Pedras (Nirp), Diretoria de Operações, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), deputados federais e estaduais, além de vereadores debateu, na região Riacho, sobre as obras de mobilidade que a cidade precisa na BR-381.
Durante a reunião de trabalho, realizada após articulações em Brasília, a prefeita Marília Campos agradeceu a confiança do empresariado da cidade e garantiu que tem trabalhado arduamente para melhorar as condições de mobilidade na cidade, o que já vem sendo feito com o Programa “Asfalto Novo”, que está em uma nova etapa. “Estas intervenções na BR-381 são fundamentais porque integram a cidade, melhorando a mobilidade no município”, ressaltou a prefeita, acrescentando que as obras, quando prontas, vão melhorar o fluxo de carros ainda que haja algum problema. “Hoje, quando acontece algo, tudo fica comprometido”, completou.
Articulações
Durante a ida a trabalho à Brasília, na última semana, Marília Campos conversou com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; e o ministro de Transportes, Renan Filho, aprovando o projeto de intervenções. “Estou bem otimista, porque o projeto executivo já foi aprovado, inclusive pela nossa equipe, já foi autorizado pelo Ministério dos Transportes. O próximo passo, agora, é ser enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU), uma vez que isso pressupõe a revisão do contrato de concessão”, pontuou.
Agradecimentos
A prefeita aproveitou o encontro para agradecer a parceria com o governo federal, em especial o Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) em atender às demandas de Contagem e da região metropolitana, uma vez que as obras beneficiarão todas as cidades do entorno cortadas pela rodovia 381.
O presidente do Núcleo Industrial Riacho das Pedras (Nirp), Cláudio Ney de Faria Maia, ressaltou a importância da realização das obras, que, na visão dele, essenciais para o escoamento da produção das empresas instaladas na região. “A necessidade da via não atende somente a necessidade do distrito, mas de um todo. É uma necessidade antiga. Estamos felizes e juntos nesse movimento, porque Contagem precisa disso: grandes obras para trazer mais desenvolvimento”, ressaltou Cláudio Ney de Faria Maia
O diretor de operações da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Guilherme Sampaio, também comentou a nova fase dessas obras que vão melhorar e muito o fluxo de trânsito na região. “É uma alegria estar aqui, entendendo muito o que o ministro dos Transportes, Renan Filho, trouxe semana passada, quando a prefeita esteve em Brasília, em uma reunião de bancada, para validar uma proposta da otimização do contrato da Fernão Dias. Otimização esta que vai permitir vultuosos investimentos, a melhoria da capacidade, em especial, as obras que eram esperadas pelo município. Há ainda um processo de validação do Tribunal de Contas da União (TCU), que vai se iniciar. Mas o principal é que os anseios foram muito bem apresentados pelo Executivo de Contagem e atendidos, agora, com uma especial atenção do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, e do ministro dos Transportes, Renan Filho”, reiterou.
Onde serão as trincheiras
Chamadas tecnicamente de passagens de nível, são popularmente conhecidas como trincheiras. Uma delas será na altura do Km 479 (próximo à empresa Toshiba e Vila Lempp) e, a segunda, no Km 480 (perto do viaduto da hípica). A empresa Arteris Fernão Dias, concessionária responsável pela gestão da rodovia, apresentou ao Ministério dos Transportes uma proposta de repactuação do contrato de concessão que permitirá a realização das obras, que serão executadas pela concessionária.
A prefeita Marília Campos informou que o atual governo está empenhado em agilizar, inclusive, o início das obras. “Este projeto é crucial para aliviar o trânsito e integrar melhor as regiões do Eldorado e Riacho, cortadas pela rodovia. A ANTT apresentou os projetos executivos das trincheiras ao Ministério dos Transportes, que já foram aprovados pelo município. A repactuação do contrato com a concessionária Arteris foi autorizada e o início das obras está previsto para 2026”, enfatizou Marília.
As obras da primeira trincheira, no km 480, que vai ligar o bairro Jardim Riacho à avenida Francisco Firmo de Matos, tem previsão de ser iniciada em 2026, de acordo com o anunciado pelo Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A segunda trincheira, na altura do km 479, também está garantida, com a data de início a ser definida posteriormente.
O investimento previsto para todas as obras que ligam Minas Gerais a São Paulo, ao longo da BR-381, são da ordem de R$ 13 bilhões, sendo R$ 8 bilhões destinados às obras e R$ 5 bilhões ao pavimento. As obras do trecho da BR-381 em Contagem estão dentro deste investimento total.
Participaram da reunião, o assessor do senador Rodrigo Pacheco, Jorge Periquito; os deputados federais Diego Andrade e Igor Timo; o deputado estadual, Ricardo Campos; o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Alex Chiodi; além dos vereadores Vinícius Faria, Léo da Academia, Daniel Carvalho e Ronaldo Babão. O vice-prefeito, Ricardo Faria; os secretários municipais Pedro Amaral (Governo) e Rômulo Perilli (Obras e Serviços Urbanos), além de empresários membros do Nirp e representantes da Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg).