Uma das obras mais relevantes em andamento em Contagem, a macrodrenagem na avenida Pio XII, no bairro Água Branca, avança diariamente rumo à conclusão. As etapas de implantação da galeria foram finalizadas e os trabalhos estão evoluindo para novas frentes, como a pavimentação e a ligação com o canal sob a Via Expressa.
A movimentação na avenida Pio XII é intensa com equipes atuando no aterramento da vala no encontro com a avenida Teleférico; na ligação da galeria de macrodrenagem, que foi construída com o canal já existente abaixo da Via Expressa; além da implantação de microdrenagem, que são as tubulações e bueiros, e a pavimentação, que foi iniciada em um trecho de 120 metros.
Como vem fazendo frequentemente, a prefeita Marília Campos visitou as obras, na manhã de segunda-feira, dia 17, para conversar com a comunidade, prestar contas sobre o andamento dos trabalhos e cobrar celeridade à empreiteira responsável pela obra. “Esta é uma obra muito complexa, que traz muitos impactos para os moradores e para o comércio local. Mas, sabemos da importância desta intervenção, aguardada por 40 anos pela comunidade e que vai resolver de vez com os problemas de alagamentos”, afirmou Marília.
As obras de macrodrenagem da avenida Pio XII foram iniciadas em maio de 2023. Com sua conclusão, os alagamentos que ocorriam em vários pontos da via vão acabar, além de eliminar os problemas de retenção do esgoto, que causavam mau cheiro e risco de doenças para a população. O corredor, que tem cerca de 750m de extensão, também vai ganhar pavimentação mais reforçada e canteiro central com pista de caminhada, equipamentos de ginástica, bancos e arborização, que vão valorizar a região e impulsionar o comércio local.
O investimento nas obras de macrodrenagem da avenida Pio XII é de R$13 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e de financiamento junto ao Banco do Brasil.