A transparência é uma marca importante da Prefeitura de Contagem que pode ser vista em todas as ações. Devido aos esforços permanentes, a administração pública tem se empenhado para garantir a aplicação dos conceitos contábeis e fiscais com informações cada vez mais eficazes e de forma responsável.
Em reconhecimento a esse compromisso, Contagem foi certificada com o Selo “Nota A” no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – Edição 2024, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional. A nota máxima, conquistada pelo município no Ranking Siconfi, classifica nacionalmente Contagem em qualidade na informação contábil e fiscal, que é apresentada nas presta-ções de contas por meio do sistema Siconfi.
Dentre os municípios mineiros mais populosos, apenas Contagem e Belo Horizonte possuem nota (indicador) A. Em 2022, a cidade estava na posição 418ª do ranking nacional, mas em 2023 passou a ocupar a 89ª posição. Este crescimento reflete o empenho e a dedicação da equipe de contabilidade e finanças da Secretaria da Fazenda de Contagem.
“O selo de qualidade concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional certifica a excelência no trabalho de informação contábil e fiscal de Contagem, podendo ser utilizado, pelos diversos segmentos da sociedade, como fonte de informações úteis e fidedignas”, explica o secretário municipal da Fazenda, Dalmy Freitas de Carvalho.
As boas práticas de governança corroboram para o aumento no indicador e destacam a relevância da capacitação e da modernização dos processos executados pela gestão. Com isso, a imagem do município no cenário nacional foi elevada, garantindo que a população e os gestores públicos tenham acesso a informações mais transparentes e confiáveis, essenciais para a tomada de decisões acertadas e para a construção de uma gestão pública.
A subsecretária de Finanças, Edna Diniz, informa que Contagem é exemplo de excelência em gestão e transparência fiscal, sendo modelo a ser seguido por outras cidades. ” O avanço significativo no ranking é uma vitória para todos os cidadãos contagenses, que podem se orgulhar de uma administração pública que valoriza a transparência, a eficiência e a responsabilidade fiscal”, reitera a subsecretária.