Contagem atravessa um momento histórico de crescimento, desenvolvimento e prosperidade, atraindo investimentos recordes e aumentando cada vez mais a geração de empregos para sua população. Esta realidade se confirma e fortalece com a chegada de mais um empreendimento de grande impacto no município: o My Mall Oásis Contagem, um novo centro de compras, lazer e serviços que será implantado na divisa das regiões Eldorado e Industrial.
A “Pedra Fundamental” do empreendimento foi lançada no último dia 4, em solenidade que marcou o início da concretização do projeto, que representa um investimento de mais de R$ 100 milhões e tem expectativa de gerar 800 empregos diretos e 3.000 indiretos para o município.
O centro comercial será localizado no terreno que compreende as avenidas General David Sarnoff, Presidente Castelo Branco e Babita Camargos, entre os bairros JK e Cidade Industrial, em frente ao Museu do Trabalhador, com acesso direto ao centro de memória dos trabalhadores da indústria de Contagem. Ele será construído em uma área de 35 mil m² e contará com 44 lojas de diferentes segmentos, como restaurantes, drogarias, su-permercados, academias, padarias, um complexo de serviços médicos, salas comerciais, escritórios, hotel e outros.
“É o projeto mais qualificado de Minas Gerais, que vai abarcar um grupo de empresas, lojas de alto padrão. Representa nossa economia gerando oportunidades para todos”, sintetizou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela.
O empreendimento chega ao município por meio da parceria entre as empresas MY Mall, Sancruza, Direcional e Ferroeste Comercial. Segundo o presidente da My Mall, Evandro Negrão, “o novo centro comercial vem para fortalecer e contribuir para o desenvolvimento econômico de Contagem. Quando o poder público e a iniciativa privada trabalham em sintonia, geramos arrecadação com impostos, emprego e renda, e todos saem ganhando”, destacou.
A previsão das empresas envolvidas é que as obras iniciem em 90 dias e sejam concluídas em um prazo de três anos.
Contagem é destaque na atração de investimentos
Com todos os investimentos feitos pela Prefeitura para melhorar a infraestrutura da cidade e em áreas fundamentais como a mobilidade, a saúde e a educação, o município se tornou um ambiente propício para os negócios de 2021 para cá. Tanto que, nos últimos quatro anos, 5.008 empresas foram abertas em Contagem, segundo levantamento do Mapa de Empresas do Governo Federal.
Consequentemente, as oportunidades de empregos também aumentaram, colocando Contagem como a segunda maior geradora de trabalho e renda de Minas Gerais, atrás apenas de Belo Horizonte. Nos últimos três anos, foram confirmados para a cidade mais de R$ 9,5 bilhões em investimentos privados e 31.055 mil novos postos de trabalho (2021 até o momento), de acordo com os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, distribuídos pelos setores de serviços (12.876), comércio (9.055), indústria (7.169), construção (1.911), e agropecuária (44).
Neste período também, a parcela da População Economicamente Ativa (PEA) de Contagem subiu 5,14%, conforme o painel da inteligência do Sebrae, avanços maiores que cidades como Betim e Uberlândia. Só neste ano, entre janeiro e maio, Contagem já gerou 6.259 novas oportunidades de trabalho de carteira assinada, o melhor resultado da série histórica comparando os primeiros cinco meses do ano desde 2020.