Evento, que contará com participação da Orquestra de Viola Caipira de Contagem – Violas Gerais, será no dia 04 de agosto, às 10h, no Parque Ecológico do Eldorado
O violeiro Demá Santos fará show de lançamento de seu primeiro CD “Viola Universal Brasileira” no dia 04 de agosto, às 10h, no Parque Ecológico do Eldorado (rua Paineiras, 753 – Eldorado), em Contagem. O evento gratuito, aprovado no Fundo Municipal de Cultura de Contagem, contará com abertura da Orquestra de Viola Caipira de Contagem – Violas Gerais.
Acompanhado de sua viola, o cantor e violeiro apresentará canções autorais que fazem parte do CD, como ‘La Cetita’, ‘Memórias de menino’ e ‘Alumiar’, além de releituras de grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB) e do universo da viola caipira.
O álbum conta com 16 músicas, sendo 14 autorais e duas feitas em parceria: ‘Cirandeiro’ (Demá Santos e Osmar Rocha) e ‘Albendz, o quejeiro’ ( Demá Santos e MJ).
Sobre Demá Santos
Nascido em Montes Claros, no Norte de Minas, Demá Santos começou bem cedo a estudar a viola caipira como autodidata. Morador de Contagem, desde 1981, gravou seu primeiro CD Viola Universal Brasileira em 2021. De lá para cá, tem disseminado seu trabalho por meio de participação em festivais e eventos em geral, como o Festival Viola das Gerais, Festival do Pequi de Montes Claros, Festival Músico de Bar da TV Alterosa, além do show beneficente Natal Solidário Beth Pimenta (2022) e Feira de Economia Solidária Estadual (2023).
Hoje, Demá é um dos integrantes da Orquestra de Viola Caipira de Contagem – Violas Gerais, a qual ajudou a criar no ano passado. Suas inspirações musicais passam por Renato Teixeira, Almir Sater, Zé Geraldo e Tião Carreiro. Este ano participou, como convidado, do Festival Viola Orgânica, idealizado pelo violeiro Bilora.
Sobre a Orquestra de Viola Caipira de Contagem – Violas Gerais
Criada a partir de encontros no Conjunto Água Branca, em Contagem, em 2023, a orquestra é uma iniciativa do violeiro Bilora, com ajuda dos violeiros Ricardo Ribeiro e Demá Santos. O repertório passa pelo universo da música tradicional caipira e domínios públicos. Atualmente, a formação da orquestra conta com dez violeiros. Em 2023, a Orquestra fez uma apresentação na Feira de Economia Solidária em Contagem, e em 2024 no evento Festival Viola Orgânica no Parque Ecológico do Eldorado, nesta mesma cidade.