Duas pesquisas realizadas esta semana entre os dias 14 e 17, apontam que a candidata à reeleição, Marília Campos (PT), ganharia o pleito, este ano, no primeiro turno.
Pesquisa Itatiaia/Doxa
A pesquisa Itatiaia/Doxa, divulgada nesta segunda-feira, dia 16, traz Marília Campos com 76,1% dos votos válidos. O instituto Doxa ouviu mil eleitores de Contagem entre os dias 14 e 15 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Pesquisa registrada: TRE MG-08866/2024
De acordo com a pesquisa, Marília Campos lidera as intenções de voto com a preferência de 61% dos entrevistados. Junio Amaral (PL) aparece em segundo lugar com 17,1% das intenções de voto. A pesquisa apresenta ainda o candidato do PSTU, Gustavo Olímpio, com 1,1% das intenções de voto; o candidato Sebastião de Oliveira, do PCO, tem 0,6%; e a candidata Dulce, do PMB, tem 0,4%.
Pesquisa Realtime Big Data
Também realizada esta semana, pesquisa do Instituto Realtime Big Data apontou que a atual prefeita de Contagem tem 80,68% dos votos válidos. A pesquisa foi encomendada pela Record Minas e realizada entre os dias 16 e 17 de setembro. Foram ouvidos mil eleitores e ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o nº MG 03046/2024. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais.
No levantamento, Marília Campos ganha larga vantagem em relação ao segundo colocado, já que tem 71% das intenções dos votos na estimulada, que somados aos votos válidos (nenhum/brancos/nulos/não sabe e não respondeu) chegam a 80,68%. O deputado Junio Amaral aparece em segundo lugar com 16% e Gustavo Olímpio (PSTU) com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Otimismo
A prefeita Marília Campos disse em sua rede social do Instagram que esses números refletem a confiança da população no trabalho que sua gestão está realizando em Contagem. “Quero terminar o que comecei e fazer ainda mais pela nossa cidade. Estamos no caminho certo, e com o seu apoio, vamos seguir construindo um futuro ainda melhor”, pontuou.
Em busca de governar Contagem pelo quarto mandato, a candidata também alega que várias áreas foram melhoradas, como a da saúde, educação, e infraestrutura, além de promover a valorização dos servidores. “Investimos em obras estruturais, ampliamos a oferta de serviços, como novas unidades de saúde, e levamos mais segurança e bem-estar aos bairros. Nossa gestão também foi marcada pela criação de oportunidades de emprego e por tornar Contagem uma cidade mais inclusiva, com políticas públicas que fortalecem a igualdade, o respeito e a justiça social”, reiterou.
Mesmo diante de uma ampla vantagem, Marília segue a campanha, visitando as comunidades, os trabalhadores nas portas de fábricas, os comércios, as escolas, conversando e ouvindo as pessoas.