Lupa: Colégio Santo Agostinho oferece proposta inovadora para o contraturno

Na constante busca por uma educação de excelência sintonizada com as demandas contemporâneas, o Colégio Santo Agostinho – Contagem tem como diferencial o Programa Lupa. Essa iniciativa oferece uma opção de contraturno escolar acessível, confiável e de alta qualidade pedagógica para crianças e adolescentes, atendendo à necessidade de famílias que procuram um ambiente educativo, seguro e diversificado para os filhos ao longo do dia. De acordo com Aparecida Debona, diretora da unidade, o programa representa o compromisso da instituição em proporcionar uma formação completa, acolhedora e com atividades planejadas para o desenvolvimento integral dos estudantes.

O Lupa foi idealizado em 2021, com o objetivo de ser um “porto seguro” para as famílias que buscavam ampliar a formação de seus filhos com atividades que potencializassem a formação da autonomia, da responsabilidade acadêmica, respeitando também o direito de brincar, socializar e praticar atividades físicas. Um dos destaques do Programa é a flexibilidade, que permite às famílias escolher pacotes de dois, três ou cinco dias semanais, de acordo com sua rotina.

“Aqui, os pais encontram um ‘one-stop-shop’ educacional, onde as necessidades de formação dos filhos estão reunidas em um único local de qualidade. O Lupa integra módulos de Artes, Música, Teatro, Dança, Leitura, Tecnologia Educacional e Esportes que permitem que as crianças explorem diversas linguagens de aprendizagem. Nossa proposta amplia o repertório dos estudantes, preparando-os para o futuro ao trabalharem colaborativamente na busca de soluções para problemas do cotidiano”, destaca Aparecida.

 Um programa que evolui junto com o aluno

Valéria Correia Soares é mãe do estudante Marco Antônio Moreira Soares, do 7º ano do Colégio Santo Agostinho – Contagem. Atualmente no Lupa Teen, ela conta que o filho faz parte do Programa desde quando cursava o 2º ano do Ensino Fundamental. “Ao longo desses anos, temos notado grandes avanços no desenvolvimento dele, tanto no aprendizado quanto na maturidade. Como trabalho fora o dia todo, é um alívio saber que ele está em um ambiente seguro e orientado, onde pode socializar com um grupo diverso de crianças e agregar valores que ele poderá levar para toda a vida”, explica.

Em casa, Valéria destaca que isso se reflete nas pequenas responsabilidades do dia a dia e na qualidade do tempo que passam juntos. “Estando dois dias por semana no Programa, ele consegue organizar melhor suas atividades, o que permite que o nosso tempo em família seja mais leve e de melhor qualidade.”

Ela também ressalta a importância do projeto no desenvolvimento intelectual do filho. “O Programa oferece uma estrutura de aprendizado que vai além da sala de aula, ajudando-o a desenvolver competências que refletem diretamente em seu desempenho escolar. A convivência com colegas de diferentes perspectivas e o apoio na organização dos estudos têm estimulado não só a curiosidade e o interesse dele pelos temas escolares, mas também a capacidade de analisar e resolver problemas de maneira independente. É visível o impacto positivo que o Lupa tem na formação intelectual dele, preparando-o cada vez mais para os desafios acadêmicos e para a vida.”

A fidelidade das famílias ao Programa fez com que a proposta evoluísse para adolescentes do 6º ao 9º ano, no Lupa Teen. Nele, os adolescentes têm voz ativa no planejamento das atividades e são acompanhados por mentores, os analistas de série, que orientam o desenvolvimento dos projetos, a gestão do tempo, dos estudos e da prática esportiva. Segundo Aparecida, o objetivo é construir uma “musculatura acadêmica”, que favoreça aos adolescentes desenvolverem um hábito saudável de estudos e rotinas organizadas, sempre com o apoio de professores e projetos diversificados.

Com uma equipe de educadores capacitados, estagiários e profissionais de nutrição e cuidado, o programa está estruturado em módulos que respeitam o desenvolvimento de cada faixa etária e trabalham temáticas como Sustentabilidade e Consumo Consciente, Convivência e Ética. Esse acolhimento atento se reflete em todas as etapas do Lupa, desde o planejamento das atividades até o acompanhamento nutricional, que inclui refeições balanceadas e feedbacks periódicos enviados às famílias.

 Ambiente acolhedor

Outro grande diferencial do Programa Lupa está no cuidado com os ambientes onde as atividades são realizadas. Cada espaço foi pensado para promover a socialização, o estudo e o acolhimento, com áreas de leitura, uma cozinha pedagógica para experiências culinárias e colchonetes para descanso. Além de salas de aula, os estudantes têm acesso a jardins, quadras, laboratórios e áreas externas para se engajar em atividades práticas que vão desde dinâmicas de grupo até esportes e jogos de tabuleiro e pesquisas.

O desenvolvimento humano está no centro da proposta pedagógica do Lupa. Para Aparecida Debona, “a intenção é que os estudantes desenvolvam uma mentalidade colaborativa e criativa, estejam aptos a lidar com problemas complexos e ganhem um repertório ampliado que lhes permita explorar diferentes áreas do conhecimento”. E os projetos são exemplos desse impacto: nas aulas de Tecnologia Educacional, estudantes projetaram um parque de diversões que foi construído e automatizado durante as aulas. Enquanto nas aulas de música compuseram músicas que se transformaram em trilhas sonoras para microfilmes.

Comunicação direta com as famílias e feedback constante

Sabendo da importância da comunicação e do acompanhamento, o Programa Lupa implementou um canal exclusivo de atendimento no aplicativo do Colégio Santo Agostinho, que permite uma interação constante entre a equipe e as famílias, além de facilitar o agendamento de atendimentos presenciais. Essa proximidade é essencial para que os pais e responsáveis possam acompanhar a evolução de seus filhos de perto.

Desenvolvendo cidadãos conscientes e preparados

Ao integrar atividades complementares ao currículo escolar, o Lupa forma estudantes com mentalidade e habilidades diferenciadas, prontos para enfrentar desafios com criatividade e iniciativa. Ao participarem de projetos interdisciplinares, como a construção de maquetes de estruturas geométricas e atividades de prototipagem em robótica, os alunos desenvolvem uma visão prática e crítica sobre o mundo à sua volta. Ao manterem uma rotina na realização das tarefas escolares, constroem uma identidade acadêmica e, dessa forma, as atividades de contraturno potencializam tudo o que o Colégio Santo Agostinho de Contagem já proporciona aos seus estudantes.  “Para nós, educar é ajudar cada aluno a reconhecer suas potencialidades, trabalhar em equipe, se expressar e, acima de tudo, construir valores que levem à convivência ética e responsável no futuro”, enfatiza Aparecida.

O Programa Lupa está com inscrições abertas. Para mais informações, acesse https://lupa.santoagostinho.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *