Mais infraestrutura para quem vive em Contagem. Desta vez, é o Programa de Melhorias em Vilas, Favelas e Periferias, que tem como objetivo promover, de forma organizada e participativa, pequenas obras e ações pontuais que resolvam problemas críticos nesses locais, melhorando a qualidade de vida destes moradores, que de acordo com dados da Secretaria de Governo são mais de 96 mil, o que equivale a 15% da população total de Contagem.
O lançamento foi feito pela prefeita de Contagem, Marília Campos, na quinta-feira, dia 12, na Tenda Encontro, reunindo conselheiras e conselheiros regionais, além de moradores e lideranças comunitárias de vilas, favelas e periferias. O programa e suas ações foram apresentados pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mônica Cadaval.
Marília Campos destacou que moradores desses locais serão tratados com prioridade. Ela ainda afirmou que será criado um Conselho Regional de Vilas, Favelas e Periferias, com representantes de todas as regiões da cidade, e abriu seu discurso falando da carência desses locais e também de como a Prefeitura tem se empenhado em levar melhorias a essas áreas que, segundo ela, têm características e necessidades diferentes, mas precisam ser atendidas. “Queremos criar um processo de participação popular de vilas, favelas e periferias, para que vocês sejam mais contemplados. Queremos deixar esse legado e evitar que fiquem “invisíveis” para o poder público municipal. Que vocês tenham prioridade, tenham um processo de participação popular específico. É para isso que a gente está aqui hoje”, assegurou.
Para que os moradores possam se identificar em qual desses espaços residem – vila, favela – a Secretaria de Governo e Participação Popular elaborou um formulário para que os moradores possam preen-chê-lo e colocar ali suas demandas. De acordo com a Secretaria de Governo e Participação Popular, o formulário ficará disponível até 20 de janeiro, no link https://decidim.contagem.mg.gov.br/processes/programa-de-melhoriasemvilas-e-favelas% C2%A0
A intenção é que quando as reuniões dos conselhos recomeçarem em fevereiro de 2025, esse diagnóstico de cada vila e favela esteja avançado para, em seguida, discutir as prioridades.
Próxima reunião em fevereiro
Ao final do lançamento, a prefeita de Contagem, Marília Campos, anunciou que, em fevereiro, a reunião volta a acontecer com as demandas levantadas. “Hoje, demos um passo inicial. O próximo passo será o levantamento de demandas feitas pelos próprios moradores para a gente planejar as intervenções. E vamos, no final de fevereiro, eleger um “conselhão” para melhorar a vida dessa população”, salientou.