Coluna da Educação – 19.01.2025 – Férias escolares

Por Luzedna Glece(*)

Esse é período de grandes expectativas para todos os estudantes. Eles fazem planos de passear, viajar ou até mesmo de ficar em casa sem fazer nada, apenas relaxar sem preocupações com o estudo.
Muito merecido para aqueles que cumpriram todas as suas obrigações de estudante durante o ano, como o de terem horário para acordar, horário para dormir, terem que estudar e cumprir com os combinados e deveres de um aluno. Essas importantes e merecidas férias chegam para refrescar a mente e o coro também. Dar uma pausa naquela rotina que muitas vezes os deixam estressados, preocupados e cansados mentalmente e fisicamente.
Pesquisas mostram a importância das férias para o desenvolvimento das crianças, tanto para seu desempenho cognitivo, quanto no social. O descanso é essencial para manter o rendimento e restabelecer as energias. Depois de certo tempo estudando sem intervalos a produtividade não é a mesma.
Os alunos precisam descansar da rotina escolar, ter contato com a família, amigos, fazer coisas diferentes e prazerosas, renovando sua energia para voltar às aulas com mais vigor.
Portanto, as famílias não devem cobrar atividades ligadas ao estudo com o rigor cobrado durante o ano. Devem fazer as férias acontecerem de forma leve, onde o contato social seja prioridade, sem que as obrigações diárias dos estudantes, que retornam em fevereiro, quando deverão ser seguidas a risco.
Viajar, passear, assistir filme, jogar jogos interessantes ou criar atividades em casa, que promovam esse relaxamento nesse período de descanso, são dicas importantes.
Faltam ainda bons dias de janeiro, o mês amado pelos alunos. Então vamos fazer desses dias, um tempo especial para a nossa saúde física e mental.

Feliz e abençoada férias!

Sobre a Colunista

(*)Luzedna Glece é diretora proprietária do Colégio Avançar/CEIAV- CEIAV; Vice-presidente Câmara da Educação Infantil ACIC. Uma das fundadoras do Unidas Transformando Você. Colunista da Educação do Jornal O Folha. Formação: graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *