
A Câmara de Contagem recebeu a visita da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, liderada pelo secretário Fabrício Simões. O encontro foi solicitado pelo vereador Pastor Itamar (PRD) e endossado por todos os parlamentares.A reunião contou com 14 vereadores, incluindo o presidente da Casa, Bruno Barreiro (PV), e membros da Comissão de Saúde, quando foram tratadas diversas demandas da área levantadas pelos parlamentares e apresentadas as realizações da Pasta para a melhoria da estrutura e do atendimento no SUS.
Bruno Barreiro destacou a importância do diálogo e pontuou que as reuniões com o secretariado são agendas importantes para debater os problemas da cidade e as necessidades da nossa população. “Vamos buscar juntos, vereadores e representantes do Executivo, soluções para melhorar a vida dos contagenses”, pontuou.
O líder de governo, Daniel do Irineu (PSB), agradeceu o secretário pela presteza em atender à solicitação da Câmara e pela mobilização de toda a equipe. “A Secretaria de Saúde é uma das que mais têm carga na Prefeitura, até pela complexidade dos problemas, por tratar de vidas das pessoas. Agradeço pela rápida resposta, pois tivemos vários pedidos e conseguimos marcar essa reunião para que tenhamos esclarecimentos de sua equipe técnica”, reiterou.
Durante o encontro, Fabrício Simões fez uma apresentação sobre o mutirão de exames e cirurgias, lançado no último dia 17 e que promete reduzir as filas em até 60% até o final do ano. Com investimento de R$ 16 milhões, a iniciativa será realizada, inicialmente, para a saúde da mulher; passando, em seguida, para cirurgias ortopédicas, exames da saúde do adulto e, por fim, intervenções relacionadas às vias aéreas e respiratórias.

Demandas de Saúde
Em seguida, os vereadores apresentaram as demandas da população e pediram esclarecimentos. O presidente da Comissão de Saúde, Vinícius Faria (PP) falou da necessidade de reforçar os recursos humanos das unidades de saúde com mais especialidades, o que foi apoiado por Denilson da Juc (Mobiliza). Nesse sentido, Pastor Itamar (PRD) e Adilson Lamounier (União) questionaram as condições para atrair profissionais de saúde e sobre processos seletivos.
Também foi solicitado outras intervenções, como mais atenção com quem precisa órteses e próteses na ortopedia, além do transporte para esses pacientes; isonomia salarial entre técnicos de radiologia da rede e do Serviço Social Autônomo (SSA); contratação de mais servidores; redivisão da área de atuação dos ACS do Nacional; melhorias nas farmácias distritais, tanto na parte de recursos humanos quanto no suprimento de medicamentos; ampliação do atendimento na antiga Unidade XVI e melhor estrutura para o SAMU; dentre outras.
Por fim, a equipe técnica da Secretaria de Saúde prestou os esclarecimentos necessários, explicou o andamento dos processos e se comprometeu a avaliar os pedidos dos vereadores. E Fabrício Simões avaliou positivamente a reunião. “O vereador é o agente que recebe a demanda, é o agente que está mais próximo da população. A prefeita Marília pede muito isto para a equipe: é muito importante que a gente trabalhe próximo à Câmara, para que colha as principais demandas e tome as providências para que a Saúde de Contagem se fortaleça cada vez mais”, concluiu o secretário de Saúde.