Proerd estende as atividades para escolas particulares e começa pelo Novos Tempos

Mais uma juba imponente chega ao time do Colégio Novos Tempos para rugir alto contra um inimigo que ameaça todas as famílias: as drogas. A cabeleira vistosa pertence ao Daren, leão mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar de Minas Gerais. A mascote, juntamente, com a equipe de policiais instrutores do Proerd será figura presente nos dez encontros marcados que serão realizados, pela primeira vez, em parceria com o Colégio Novos Tempos.

A primeira reunião online aconteceu, dia 9, com cerca de 85 estudantes, dos 7º anos do Ensino Fundamental II da escola. O Lient e toda equipe de educadores do Novos Tempos dão as boas-vindas ao Daren e aos instrutores do Proerd, na pessoa da policial militar Sd. Nayara Dutra, que é a orientadora junto aos alunos do Novos Tempos.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Solange Matos, ela conhece o trabalho desenvolvido pelo Proerd e sempre teve o interesse de inserir o programa nas atividades do colégio. “Desta vez surgiu o convite feito pelos coordenadores do Proerd, instalado no 18º Batalhão da Polícia Militar, para o Colégio Novos Tempos ser um parceiro participante. Gostamos da ideia e é uma pena não poder ser presencial, mas já sela uma parceria legal”, disse Solange.

Para a policial instrutora Sd. Nayara Dutra, é muito importante a presença do Novos Tempos, nessa etapa do programa, que pela primeira vez em Contagem convida escolas particulares a participar do projeto. “Inserir o Colégio Novos Tempos no programa só traz benefícios para os alunos, pois o contato com o policial militar erradica o receio que muitas crianças e adolescentes têm quando veem um policial na rua. Essa aproximação e interação da PM com a escola e, consequentemente, com a família é de extrema importância” disse a orientadora Sd. Nayara Dutra.

Encontros

Segundo a soldado, as reuniões com os estudantes serão sempre feitas por meio de vídeos e apresentações em Power Point, juntamente, com os livros em PDF que foram enviados e disponíveis para os alunos participantes. Respeitando os protocolos de isolamento, as atividades são realizadas por meio da plataforma Google Meet, uma vez por semana, sempre no mesmo horário. No total, são dez encontros e ao final desse período de reuniões, os estudantes participantes receberão um certificado de participação.

O Proerd tem a formatura dos participantes, mas nesse ano devido a pandemia não será realizada a formatura tradicional. “Quanto a formatura, ainda estamos pendentes por conta da pandemia, mas se for o caso ela, também, será feita online e os certificados serão repassados para a escola”, explicou Sd. Nayara Dutra.

Sobre o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste em trabalhar a conscientização e prevenção, junto as crianças e jovens, ao uso e consumo de drogas, para isso a cooperação é palavra chave para a realização do programa. Os esforços cooperativos estabelecidos entre a Polícia Militar, Escola e Família direcionam a missão e visão do Proerd. Tendo como missão de em ensinar os alunos habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. A visão do programa se baseia em construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Em Contagem, o programa é aplicado pela primeira vez em parceria com escolas particulares, o que aumenta o campo de atuação e atinge maior número de jovens. “O Proerd deve ser levado a todas as crianças e adolescentes, independente da região onde reside e da classe social. O problema das drogas merece atenção, não apenas em escolas públicas, mas também nos colégios particulares, pois é uma realidade de todos. A parceria com as escolas particulares vem com o intuito de conscientizar o maior número de crianças e adolescentes possível, para que eles façam as escolhas sábias, seguras e responsáveis”, destaca a Sd. Nayara Dutra.

O Proerd é inspirado num modelo de prevenção às drogas realizado pela polícia dos Estados Unidos, o Drug Abuse Resistance Education, que no Brasil traduzido ficou Programa Educacional de Resistência as Drogas). Uma forma de homenagear o programa norte-americano foi dando o nome da mascote do Proerd, de Daren.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *