A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, vai antecipar a segunda dose da vacina Astrazeneca exclusivamente para os profissionais da Educação que atuam no município. A partir de agora, o prazo passa a ser de 30 dias após a data em que o trabalhador recebeu a primeira dosagem.
A medida é necessária para retomada segura das atividades educacionais presenciais em Contagem. A bula da vacina recomenda a aplicação da segunda dose entre quatro e 12 semanas após a primeira dosagem.
A antecipação para trabalhadores da Educação tem chancela do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que autorizam a antecipação de acordo com protocolos técnicos e a critério do município.
A antecipação vale apenas para os trabalhadores que se vacinaram com a Astrazeneca/Fiocruz. Os profissionais que já completaram o prazo de 30 dias desde a primeira dosagem da Astrazeneca, devem procurar o ponto de vacinação mais próximo para receber a segunda dose.
Requisitos Gerais para a vacinação:
– Comprovar ser profissional da educação em atividade em escolas públicas e privadas de Contagem;
– Apresentar documento de identificação com foto;
– Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
– Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Comprovação de vinculação ativa:
O trabalhador precisa apresentar no dia da vacinação, documento que comprove a sua vinculação ativa e atuação no município de Contagem, tais como:
– Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos três meses; ou
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
– Contrato de trabalho; ou
– Declaração de vinculação ativa como trabalhador emitida pelo estabelecimento de ensino.