Após dois anos sem a presença dos fiéis nas celebrações da Semana Santa por causa da pandemia de Covid-19, a Paróquia de São Gonçalo, em Contagem se prepara para vivenciar o principal período católico com a participação do povo. Após as celebrações do Ducentésimo Décimo Sexto Jubileu de Nossa Senhora das Dores, realizados entre os dias 1º e 8 de abril, uma intensa programação vai recordar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, marcando as cerimônias mais importantes do ano para os cristãos.
Além das celebrações litúrgicas, o momento também vai contar com procissões, que estavam suspensas na Paróquia desde o início da pandemia. “Para muitos, estas procissões são uma forma de se penitenciar e de demonstrar sua fé. Entretanto, também são lembranças afetivas de momentos vividos, na fé e na devoção, junto aos seus pais ou avós. Sendo, assim, muito significativas para eles”, ressaltam alguns religiosos
Outros momentos de piedade popular também integram o calendário, entre eles, a celebração das Dores de Maria e a Procissão do Encontro entre Jesus e sua Mãe a caminho do Calvário.
As celebrações da Semana Santa não serão realizadas apenas na Igreja Matriz de São Gonçalo, mas também nas comunidades de São Rafael, Nossa Senhora do Carmo, Imaculada Conceição e Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
O ciclo de celebrações se inicia no próximo domingo, dia 10, com a Procissão de Ramos e se estende até o Domingo da Ressurreição, dia 17. Haverá programação também em outras Paróquias e igrejas da cidade.